quinta-feira, 10 de abril de 2014

Oficina ensina prática de receitas à base de banana

No evento que abre a programação da Festa da Banana, um grupo de 23 pessoas conhece e pratica receitas cujo ingrediente principal é a biomassa preparada a partir da fruta. A terceira edição da Oficina Gastronômica ocorre no galpão de festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Blumenau, zona rural do bairro Vila Nova. O evento é realizado a partir de projeto que contou com o apoio cultural do Simdec e orientação técnica da Fundação 25 de Julho. 

A preparação das atividades da Festa da Banana envolve o Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural "Mulheres Unidas da Estrada Blumenau". “Elas se reúnem todas as quartas-feiras para confraternizar, promover integração, conhecer novas técnicas de artesanato, culinária e ações na área da saúde da comunidade”, explica Iria Iria Salete Vicznevski , coordenadora da área de Projetos da Fundação 25 de Julho.

Iria relata que a cada ano as receitas são renovadas, “para diversificar o conhecimento entre os participantes”. Para esta terceira edição da oficina, os aprendizes conhecem as técnicas de preparo do pão econômico, pão doce, patê de atum, pão de queijo, bolo de laranja, torta de palmito, almôndegas, torta mista, bolo de fubá e panqueca doce e salgada. 

A responsabilidade de ensinar o preparo dos pratos fica por conta da instrutora Maria de Pin. Funcionária aposentada da Epagri, Maria hoje reside em Corupá e é especializada nas técnicas culinárias à base da banana. 

Receita de pão de queijo com biomassa de banana

Ingredientes

2 ½ xícaras de biomassa de banana
300 g de queijo duro para ralar
500 g de polvilho azedo ou doce
2 ovos
6 colheres (sopa) de óleo
1 ½ xícara de água fervente

Modo de fazer

1- Escalde bem o polvilho, junte os ovos e o óleo e misture bem com uma colher
2- Vá juntando a biomassa aos poucos, batendo na batedeira
3- Por último junte e queijo minas ralado
4- Amasse bem e coloque na mesa enfarinhada, para bater a amassar ainda mais
5- Passe óleo nas mãos e enrole as bolinhas
6- Asse em assadeira untada com óleo no forno médio
7- Rendimento: 120 pãezinhos de queijo

Seminário da Cultura da Banana

Nesta sexta-feira (11), a partir das 14h30, os produtores de banana de Joinville e região têm a oportunidade de discutir as questões técnicas que envolvem a cultura. Realizado no galpão da Igreja Nossa Senhora Medianeira, o seminário vai enfocar temas envolvendo o mercado da banana, as principais pragas na agricultura e os resultados das pesquisas de avaliação de diferentes culturas do fruto. O evento encerra às 20 horas.

Programação do 4º Seminário da Cultura da Banana

14h30 – Abertura
15h00 – Panorama e Perspectivas do Mercado Nacional da Banana
16h00 – Mal-do-Panamá e BRS Platina
17h00 Coffe Break com produtos à base de banana
18h00 – Mal-do-Panamá Raça 4: Riscos para a bananicultura catarinense
19h00 – Resultados das pesquisas de avaliação de genótipos de bananeira
20h00 - Encerramento


Nenhum comentário: