quinta-feira, 24 de abril de 2014

Índios guaranis apresentam arte e cultura em escola agrícola de Pirabeiraba

Um pouco da cultura e das tradições da tribo Guarani M’bya foi apresentada na manhã desta quinta-feira para os alunos da Escola Agrícola Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba. Um grupo de crianças, adolescentes e jovens formado por 20 integrantes da aldeia localizada em Guaramirm cantou, dançou o mostrou o artesanato produzido pela tribo. A ação faz parte das atividades programadas para a Semana do Índio.

Entre as coreografias apresentadas, músicas que homenageavam as lutas dos povos primitivos e danças para pedir saúde e força para as crianças indígenas. Sob os olhares atentos dos mais de 150 alunos da escola, os pequenos índios aos poucos foram conquistando a simpatia da plateia. Na terceira apresentação, após convite da diretora da escola, um grupo de alunos entrou na dança e os momentos foram de descontração e integração.
A programação alusiva à Semana do Índio segue com pescaria de grupos indígenas na lagoa da Fundação 25 de Julho, na manhã deste sábado (26) e novas apresentações nos dias 29 e 30 de maio, durante todo o dia, com a presença de tribo vinda de Pernambuco.
João Paulo Severo, chefe da coordenação técnica da Funai em Joinville, diz que na região de Joinville existem 10 aldeias indígenas, que concentram aproximadamente 600 índios da tribo Guarani M’Bya. “Eles sobrevivem com a agricultura de subsistência, venda de artesanato e com a ajuda do governo federa, através do Programa Fome Zero”, complementa.
Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: