quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fundação 25 de Julho vai intensificar ações de controle do borrachudo



O rigor na aplicação dos larvicidas aliado a um acompanhamento junto à comunidade para verificar a eficácia das ações são as principais propostas da Fundação 25 de Julho para controlar o borrachudo. Reunião realizada nesta quinta-feira com técnicos do setor definiu um plano de trabalho para intensificar os trabalhos na região rural de Joinville, onde o mosquito se reproduz. “Queremos contar com o apoio dos moradores através de denúncias, reclamações ou críticas”, definiu Valério Schiochet, presidente da Fundação.

Como produtor rural da Estrada do Salto II, no Vila Nova, Schichoet vivenciou todos os estágios de proliferação e do controle do borrachudo. Ele afirma que é a pontualidade na aplicação dos larvicidas que garante o controle do mosquito. “Além disso, precisamos ter certeza que a aplicação é feita em todos os pontos mapeados”, alertou. Para isso, a Fundação 25 de Julho vai disseminar na comunidade, através de reuniões com as associações de moradores, a necessidade da informação chegar aos setores competentes. “Precisamos saber se as nossas ações estão dando resultado”, disse.

O borrachudo é um mosquito de cor escura, que se reproduz em águas correntes e oxigenadas com frequência nos meses mais quentes do ano em todos os lugares, principalmente na beira de rios e matas próximas das casas. As fêmeas são hematófagas, isto é, necessitam do sangue que sugam ao picar. Os machos alimentam-se da seiva  de plantas. Além do incômodo com as picadas, que causam inchaço e coceira, os borrachudos também podem ser hospedeiros da filária, que causa a Oncocercose, doença que tem como consequência a cegueira irreversível.

Em Joinville, o mosquito encontra ambiente bastante favorável para proliferação, devido à existência de inúmeros rios como o Cubatão, Quiriri, da Prata, Pirabeiraba, Piraí e outros pequenos córregos. De acordo com o técnico agrícola Sidnei Rodrigues, que desenvolveu trabalho acadêmico sobre o assunto, o desmatamento nas margens dos rios pode ser uma das causas de maior incidência dos borrachudos.  “Além do desenvolvimento tecnológico para o aumento da produção agrícola, é urgente a busca de soluções para o controle definitivo do mosquito, para o bem-estar da população rural”, alertou.

Como controlar e combater o borrachudo:

- Proteja as matas que margeiam os rios. Elas abrigam pássaros e outros insetos que se alimentam de borrachudos.
- Não jogue esterco de animais ou dejetos humanos nos córregos e rios.
- Construa esterqueiras ou utilize uma fossa.
- Procure manter sempre limpo o leito dos rios, retirando galhos que eventualmente caem na água.
- Não pesque fora de época ou a pesca predatória, pois ela elimina os peixes menores, que são os principais devoradores das larvas do borrachudo.
- A aplicação de larvicidas só deve ser feita por pessoas treinadas.
- Informe a Fundação 25 de Julho, através do fone 3424-1188, quando houver incidência do mosquito em sua propriedade.

Nenhum comentário: