quarta-feira, 2 de abril de 2014

Feira do Livro inicia nesta sexta-feira (4)



Está chegando a hora de mergulhar no universo literário, em meio aos livros, à escrita, à interlocução de leituras e ao aprendizado. Nesta sexta-feira (4/4), começa a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, evento que, neste ano, se reinventou para levar mais cultura e lazer à comunidade. As portas do Expocentro Edmundo Doubrawa, no Centreventos Cau Hansen, estarão abertas a partir das 13h30 e as boas-vindas aos primeiros visitantes acontecerá com apresentações de dança e música, sessões de cinema, maratona de contos, palestras, lançamento de livros e entrega de premiações. Às 19 horas, no palco principal do evento, acontecerá a solenidade de abertura da Feira e, às 19h30, a poetiza, atriz, cantora e jornalista Elisa Lucinda ministrará uma aula show com o tema “Da Utilidade da Poesia”. E essas são as ações previstas apenas para o primeiro dia de evento.

Até o dia 13 de abril, o Expocentro Edmundo Doubrawa abrigará os encantos e prazeres da literatura contemplados na abrangente programação da 11ª edição da Feira do Livro. As opções de aprendizado e incentivo à leitura são inúmeras e o conhecimento poderá ser compartilhado no espaço da Feira ou poderá ser levado para casa, com a aquisição de exemplares nos estandes do evento.

Neste ano, a Feira do Livro de Joinville trará grandes nomes da literatura ao município, entre eles, Pedro Bandeira, Leo Cunha, Caio Ritter, Luiz Fernando Emediato, Ana Maria Machado, Maria Sottomayor, Ligia Cademartori, Lucília Garcez, Paula Pimenta, Cláudia Alencar, Maitê Proença e Silvio de Abreu. Mais de 20 autores de renome estão confirmados para o evento, além da participação de dezenas de escritores regionais e palestrantes que virão ampliar a grade de atividades. Entre os gêneros contemplados, escritores de literatura infantil e infanto-juvenil, poesia, história, dramaturgia, romance e crônica marcarão presença na Feira. Os leitores e fãs poderão ter contato direto com os escritores, nas sessões de bate papo, autógrafos e nos lançamento de livros programados.

Diariamente, palestras, aulas show e oficinas irão fomentar o aprendizado entre leitores e autores, com abordagens que vão desde a criação até a apreciação literária. Entre os temas, os participantes irão debater o cinema, mediação de leitura, produção de livros e crônicas, teatro e poesia. Alguns eventos têm vagas limitadas e as inscrições poderão ser feitas no dia, com chegada antecipada ao local.

Além de valorizar a cultura e educação com o incentivo à leitura, a 11ª edição da Feira do Livro conta também com diferentes expressões artísticas. Apresentações de dança, teatro, maratonas de contos e sessões de cinema com exibição de curtas e documentários estão previstas na programação. A premiação dos concursos Leitores de Joinville e Contadores e Leitores de Histórias, iniciativas idealizadas para esta edição da Feira, acontecerá nesta sexta-feira (4/4) e reconhecerá jovens e adultos dedicados à escrita e declamação de textos.

Cinquenta e cinco expositores estão confirmados para o evento, entre livrarias, sebos e editoras de Santa Catarina e outros estados. Neste ano, a Feira também terá um estande voltado exclusivamente para a produção literária de Joinville, dando espaço à divulgação de obras de escritores locais. Além do palco principal e da estrutura dos estandes, a Feira contará com espaços diferenciados, como um auditório, um setor exclusivo para o lançamento de livros, o espaço da imaginação, para contação de histórias, e salas de cinema para exibição de curtas e documentários.

A 11ª edição da Feira do Livro de Joinville acontecerá no Expocentro Edmundo Doubrawa, das 9 às 21 horas, com entrada franca. Nos domingos (6 e 13/4), o evento funcionará das 10 às 19 horas. A Feira conta com o patrocínio da Britânia, com a parceria da Prefeitura de Joinville, por intermédio da Fundação Cultural de Joinville, como correalizadora, e com o apoio de diversas empresas da região.
A programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivrojoinville.com.br/2014/.

Fonte: Prefeitura de Joinville

2 comentários:

adolarervino_f@hotmail.com disse...

QUE PENA, ESTOU MORANDO EM IRATI,PR, NÃO PODEREI ESTAR AÍ, AMO A LEITURA E NÃO FICO UM MES SEM COMPRAR UM BOM LIVRO.

Anônimo disse...

BOM DIA ADILSON,,TUDO BEM..MEU FILHO É ESCRITOR DE LIVRO DE FICÇÃO AVENTURA,,OK..( CRONICAS DOS SENHORES DE CASTELO..É UMA SAGA COM 5 EDIÇÕES,,E EM AGOSTO SERÁ LANÇADO O LIVRO 3 MARÉ VERMELHA COM 600 PÁGINAS,,,,SE VOÇE PUDER FAZER O FAVOR DE AJUDAR Á DIVULGAR EU TE AGRADEÇO MUITO..OBRIGADO,,PEDRO GIRARDI DE CURITIBA PR..um abraço