terça-feira, 22 de abril de 2014

Conselho de Saúde Vila Nova Rural discute ações nesta terça (22)

A instalação de linha telefônica na sede da Unidade de Saúde Vila Nova rural foi o principal assunto discutido na reunião do Conselho Local de Saúde Vila Nova Rural na tarde desta terça-feira, na sede da Estação da Saúde localizada na escola desativada André Immetzberger. Sem possibilidade de comunicação eficiente por causa da falta de linhas de telefonia fixa, a Unidade está realizando testes com uma empresa para tentar solucionar o problema. "Agora estamos aguardando para que a empresa venha instalar o aparelho e ver se vai funcionar de forma eficiente", disse Vanessa Macoppi, secretária do Conselho. 

Outro tema apresentado foi sobre a campanha de vacinação contra a gripe. A coordenadora da regional Vila Nova de Saúde, Schana Gresiele Beninca explicou aos presentes sobre os critérios adotados em relação à vacina. "O controle é muito rigoroso e as pessoas devem observar que pode tomar a vacina nos postos durante a campanha", disse.

Schana também trouxe uma novidade: a partir da agora os postos de saúde estão aptos para fazer o teste rápido de gravidez, sífilis e HIV. "Mas existem critérios que serão observados na hora que o paciente requer o exame, para que não haja uma sobrecarga de pedidos nas unidades", alertou. Para realizar os exames de gravidez, por exemplo, as pacientes devem passar por um acolhimento onde as enfermeiras verificam algumas condições para realizar o exame. "Um dos critérios é que o ciclo menstrual esteja pelo menos 15 dias atrasado", explicou. 

Durante a reunião a comunidade reclamou dos agendamentos na área da odontologia na Unidade de Saúde Vila Nova sede. Com a reforma do posto, o atendimento passou a ser realizado no PA Norte, no bairro Costa e Silva, com agendamento de consulta realizado no Sesc Vila Nova. "Mas por causa do horário escasso dos ônibus na região rural fica difícil conseguirmos vagas", reclamou uma moradora. A comunidade pediu para que seja estudada a possibilidade de garantir cotas proporcionais para cada uma das unidades de saúde da região.

Nenhum comentário: