quinta-feira, 13 de março de 2014

Usina do Piraí terá adequações para receber visitas pedagógicas



Técnicos da Fundação Turística de Joinville e da Celesc estiveram na Usina do Piraí nesta terça-feira (11/3) com o objetivo de apurar as adequações necessárias para que o local passe a receber visitas pedagógicas do projeto de turismo rural Viva Ciranda.

Localizada no final da Estrada do Salto 1, aos pés da cachoeira do Piraí, a usina foi a primeira hidrelétrica construída em Santa Catarina, no ano de 1908. No local, funcionam quatro unidades geradoras de energia, que trabalham initerruptamente, alimentadas pela água captada na represa situada cem metros antes do início da cascata.

Depois de atravessar 960 metros de tubulação e ajudar os geradores na produção de energia, a água é devolvida ao meio ambiente, totalmente limpa. "A participação da Usina do Piraí no Viva Ciranda será mais um importante atrativo para o turismo rural pedagógico de Joinville. No local, além de conhecer o processo de geração de energia, as crianças poderão aprender sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente", diz a pedagoga do Viva Ciranda, Anelise Rosa.

Antes de ser aberta para visitas pedagógicas, a Usina do Piraí será vai receber melhorias como instalação de espaço para recreação e treinamento, disponibilização de EPIs (equipamentos de proteção individual), placas de sinalização e informação, lixeiras e delimitação dos espaços para visitação.
"Vamos priorizar aspectos essenciais, como a segurança, para receber os turistas com qualidade", afirma o coordenador de políticas públicas da Fundação Turística, Tiago Furlan.

A proposta de estruturação da Usina do Piraí segue, agora, para análise da Celesc. 

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: