terça-feira, 25 de março de 2014

Seminário Regional de Palmeiras na sexta e sábado em Pirabeiraba



Festa do Palmito será no domingo, dia 30 de março
A terceira edição do Seminário Regional de Palmeiras começa nesta sexta-feira com a proposta de discutir os principais problemas enfrentados na cadeia produtiva do palmito. O evento, que integra as festividades da 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado, terá como sede a Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, e inicia às 8h30 do dia 28 com atividades previstas até as 17 horas. O encontro prossegue no sábado a partir das 9 horas até o meio-dia. As inscrições podem ser feitas na Fundação 25 de Julho, pelo fone 3424-1188.

As atividades relativas à Festa do Palmito iniciaram nos dias 20 e 21 de março, com a Oficina Gastronômica à Base de Palmito, no Centro de Treinamento da Epagri, em Pirabeiraba. Na oportunidade, 12 pessoas inscritas tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar pratos típicos que vão fazer parte do cardápio da festa. Nesta terça-feira, na sede da Fundação 25 de Julho os organizadores da festa reuniram a imprensa para falar sobre o tema. “Este é um sonho dos produtores que está se concretizando”, disse o agricultor Indalécio Sumech.

Para a abertura do seminário, na sexta-feira, foi convidado o engenheiro florestal Jairo C.S. dos Santos, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que vai abordar a legislação sobre o palmiteiro Juçara. Ainda na parte da manhã outro tema a ser apresentado será sobre fitossanidade no cultivo da pupunha e da palmeira real da Austrália. No período da tarde mesa-redonda discute a produção comercialização e tributação de palmeiras. 

No sábado, a partir das 9 horas, as atividades serão paralelas, com opções de palestra sobre o processamento do palmito e outros derivados de palmeiras e visita a campo em propriedades agrícolas com pupunha e palmeira real (a opção deve ser feita na hora da inscrição). O palestrante será o engenheiro agrônomo Edson Fantini da Indústria Natupalm e presidente da Associação Brasileira de Palmeiras (Abrapalmer). 

Festa no domingo

A 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado reserva para domingo as atividades gastronômicas, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba. Neste dia haverá almoço com pratos típicos à base do palmito, como empadão, pasteis, risoto, saladas, entre outros. O preço do almoço será de R$ 25,00. Na programação de domingo, que inicia às 9 horas, constam ainda a exposição agropecuária e tarde-dançante. A festa encerra às 17 horas. 

Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto: Rogério da Silva

Nenhum comentário: