terça-feira, 25 de março de 2014

Eleição para vereador mirim na escola Valentim João da Rocha

Candidatos da escola Valentim com suas propostas
Aline Cristina Bechi, André Felipe, Heloísa Linhares, Júlia Schulz de Oliveira, Luan Meris e Lucas Anderle são alunos da Escola Municipal Valentim João da Rocha. Todos têm um sonho em comum: poder representar a escola no Legislativo como vereadores mirins.

A eleição, marcada para a próxima quinta-feira, dia 27 de março, vai definir quem tem a preferência do eleitorado estudantil. E propostas é que não faltam para os pequenos políticos.
As ideias vão desde as questões de segurança, como o policiamento na frente da escola no início e no término das aulas; o incentivo à atividades educativas fora da escola; a construção de uma pista de skate; mais espaço para a prática da leitura; melhoria na iluminação de espaços de lazer e ruas do bairro; criação de grupos de estudo para debater temas importantes; instalação de lixeiras na rua XV de Novembro, entre outros.

A diretora Elisabet Staranchek diz que a campanha na escola está a todo vapor e que no dia da eleição a escola toda vai se mobilizar para realizar um trabalho exemplar.

A eleição de vereadores mirins ocorre em toda rede municipal de ensino de Joinville.

A Câmara Mirim foi instituída no âmbito do município de Joinville em 6 de novembro de 2000 para promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

O aluno apto a ser Vereador Mirim deve possuir idade entre 10 (dez) anos, completos na data da inscrição da candidatura, e 14 (quatorze) anos completos na data da posse e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental.

No total, serão eleitos 38 vereadores mirins (19 para o ano de 2014 e outros 19 para 2015) definidos entre as 38 escolas classificadas pelo critério do melhor percentual de votantes de acordo com a quantidade de alunos de cada unidade.

A cerimônia de diplomação e de posse ocorrerá no dia 14 de abril de 2014 no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.

Nenhum comentário: