quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Falta de sinalização traz perigo na rua XV de Novembro

Os motoristas que trafegam no trecho da rua 15 de Novembro na entrada do bairro Vila Nova estão convivendo com uma situação de perigo no trânsito. As obras de pavimentação e alargamento da via já terminaram mas o local está sem sinalização adequada, o que confunde os motoristas e torna o trecho uma armadilha para os condutores. Num ponto onde as pistas se dividem, em frente à subestação da Celesc, é fácil errar o caminho, pois os motoristas no sentido bairro-Centro ficam na incerteza se devem seguir reto ou ir pelo novo traçado. Não há bloqueio ou sinalização para orientar, apenas alguns cones, mas caídos.
Quem segue no sentido Centro-bairro também precisa redobrar o cuidado, já que é um trecho de curva. À noite, a dificuldade é para todos. A duplicação da pista no trecho faz parte do projeto de implantação do binário do Vila Nova. Enquanto o novo sistema viário não entra em operação, a preocupação é pela ocorrência de acidentes. Na última sexta (17), por volta das 20h, houve uma colisão entre três veículos exatamente no ponto de conflito. Dois dos carros bateram de frente, após um deles, que seguia em direção ao Vila Nova, tentar fazer uma ultrapassagem. Não houve feridos graves, mas a ocorrência serviu de alerta.
Andressa Cristine Ramos, 33 anos, empresária, viu o acidente e destaca que a falta de sinalização foi fator fundamental. “As pessoas ficam achando que já é duas pistas mas, sem sinalização, fica esse problema”, observou. Embora com as marcações de pontos, ainda não há pintura no asfalto delimitando as pistas. No trecho do novo traçado, além da falta de placas, os postes que ainda estão sobre a pista aumentam o perigo. Se alguém tomar o caminho errado vai ser surpreendido com a estrutura no meio do asfalto. “É um grande perigo. As pessoas ficam confusas, não sabem o que fazer e entram na pista errada”, completou Andressa.
Sinalização para esta semana
A empresa que trabalha na execução das obras para implantação do binário é a responsável sinalização do trecho. De acordo com Ademir Machado, superintendente regional do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), o governo já fez a solicitação para que empreiteira resolva o problema. A previsão é que o trabalho de sinalização seja feito nesta semana. Já a retirada dos postes é de responsabilidade da Celesc, que também recebeu pedido do Estado para executar o serviço.

O binário do Vila Nova vai funcionar com a 15 de Novembro em paralelo com as ruas São Firmino e Leopoldo Beninca, que foram interligadas. Além da sinalização viária, a cargo da empreiteira, duas pontes precisam ser finalizadas. A data de inauguração está marcada para o dia Nove de Março, no aniversário de Joinville, mas um entrave com a ponte sobre o rio Águas Vermelhas pode comprometer o prazo. A estrutura precisa ser levantada em um metro para evitar o represamento do rio, que já costuma alagar ruas e casas na região. “Estamos com esse problema, mas estamos trabalhando para resolver”, disse Machado.
Fonte: Jornal Notícias do Dia (reportagem de João Batista)

Um comentário:

Unknown disse...

Apesar da falta de sinalização, diariamente vejo imprudência atrás de imprudência na XV de Novembro. É incrível a quantidade de "motoristas" que ultrapassam ali como se tivessem indo salvar alguém a beira da morte. E são ultrapassagens sem sentido nenhum, pois logo à frente já há uma fila de carros, ou seja, não se ganha tempo algum. Na sexta-feira mesmo, no dia do acidente, logo após passarmos ao lado do acidente, já na reta seguinte tinha um "motorista" ultrapassando um carro e logo a frente havia uma fila de mais de 10 carros.