segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Um ano de expectativas para o Vila Nova

A palavra expectativa talvez possa resumir o que foi o ano de 2013 para o bairro Vila Nova. Expectativa como novo governo, com as obras, com o novo modelo de gestão, com a Subprefeitura, com dias melhores. Enfim, o ano passou e o resultado pode ser considerado bom em alguns aspectos e ruim em outros.

A obra mais esperada pela comunidade enfim foi retomada e o binário do Vila Nova, praticamente concluído, será entregue em janeiro. Anestesiados pela presença das máquinas estaduais na rua, muitos moradores deixaram um pouco de lado a cobrança pelas demais obras de infraestrutura necessárias, como o posto de saúde, cuja construção se arrasta desde 2012, os novos Centros de Educação Infantil que ainda não começaram ou as pavimentações comunitárias para acabar com lama e poeira.

O ano de 2014 se aproxima e, depois de inaugurado o binário, aí sim, o bairro se acorda para as necessidades que ficaram de lado. Novas demandas irão surgir, como a indiscutível necessidade de repaginação da rua XV de Novembro ou a construção de nova ponte sobre o rio Piraí, capaz de escoar a produção do meio rural sem precisar colocar as máquinas na Rodovia do Arroz.

Os aspectos positivos do ano que se encerra podem ser traduzidos pela organização comunitária que se iniciou com a criação do Conselho das Associações do Vila Nova, o Cavin. Criado por ocasião do 1º Congresso das Associações de Moradores do Vila Nova, teve sua abrangência ampliada para as demais entidades representativas, como igrejas, conselhos de saúde e de segurança, APPs de escolas, grupos de escoteiros, entre outros.

Com o Cavin o bairro inaugurou também um novo calendário de comemorações, como o aniversário do Vila Nova e a festa para as crianças, realizadas em parceria com a Subprefeitura e o Sesc, que, aliás, veio para trazer mais integração para a comunidade do Vila Nova. 


Que 2014 seja um ano melhor para o Vila Nova e que todos tenham sucesso! 

Nenhum comentário: