quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pavimentação e parque ambiental para o Vila Nova em 2014

Parque do Piraí é uma das obras previstas
O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão aprovou financiamento de US$ 140 milhões para Joinville. Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se destinam a obras de macrodrenagem, pavimentação e revitalização ambiental. A contrapartida do município é de US$ 70 milhões e será compensada com obras de drenagem do rio Mathias e de esgotamento sanitário.

Para conseguir o financiamento a Prefeitura encaminhou ao Ministério do Planejamento o Projeto Viva Cidade II, de revitalização ambiental e de qualificação urbana em áreas das bacias hidrográficas de Joinville. No documento, que especifica as obras a serem realizadas e as condições de execução, constam o controle de inundações, a melhoria ambiental e a melhoria da capacidade de gestão.

No item controle de inundações estão previstas obras de macrodrenagem na sub-bacia do rio Mathias e na bacia do rio Cachoeira e de microdrenagem e pavimentação de diversas ruas do bairro Vila Nova. De acordo com a diretora-executiva da Secretaria de Planejamento, Carla Cristina Pereira, os pontos específicos da macrodrenagem e a das ruas a serem pavimentadas serão definidos por equipes técnicas da Prefeitura.

Na área de melhoria ambiental a principal obra elencada é a implantação do Parque Recreativo e de Lazer do Piraí. O equipamento, projetado para a região rural do Vila Nova, zona Oeste da cidade, tem por objetivo dar uma opção de lazer de baixo custo para a população joinvilense, principalmente no verão. “A proposta também é deslocar o grande contingente de visitantes e banhistas que utilizam áreas ambientalmente sensíveis, em vários rios do município”, disse Carla Pereira.

O financiamento também contempla a melhoria da capacidade de gestão. Neste quesito foram elencadas ações de atualização dos planos municipais de saneamento básico, elaboração do mapeamento geológico e plano municipal de mineração, atualização do plano viário e das ferramentas de geoprocessamento e a elaboração do plano municipal de gerenciamento de risco para minimizar os impactos dos desastres naturais sobre a população.

Nenhum comentário: