quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Prefeito conhece demandas na área rural do Vila Nova


Uma das visitas foi na propriedade da família Macoppi

Num roteiro misto, que incluiu visitas a propriedades e empresas rurais, o prefeito Udo Döhler teve a oportunidade de conferir as obras que a Subprefeitura da Região Oeste e a Fundação 25 de Julho desenvolvem na região do Vila Nova. Acompanharam a visita o vice-prefeito Rodrigo Coelho, o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, a secretária da Subprefeitura Elenita Ramos de Souza e em parte do roteiro o presidente da Fundema, Aldo Borges.

No encontro com as lideranças rurais que participam da Sociedade Distribuidora de Águas para Irrigação de Joinville (Sodaj), a comitiva da Prefeitura ouviu as reivindicações do grupo, que pede apoio material para a manutenção das valas de irrigação do arroz na região. “Não queremos dinheiro, mas apoio material para melhorar a produção de arroz”, disse Armelindo Dadam, presidente da Sodaj. O prefeito Udo Döhler garantiu que a Prefeitura irá colaborar.

Uma das obras de maior impacto na região rural, a manutenção e alargamento da Estrada Duas Mamas, que liga Joinville ao município de Schroeder, está na fase final de conclusão. “Agora é possível a passagem dos moradores dos dois municípios”, disse a secretária Elenita. Ainda na Estrada Blumenau, após visita à escola desativada que vai dar lugar à Estação da Banana, o prefeito conferiu a substituição de ponte de madeira por outra, com galerias de concreto. A liberação para o trânsito deve ocorrer nesta quinta-feira à tarde.

A liberação de rede de água para a região da Rodovia do Arroz, na comunidade Santo Antônio, foi discutida na propriedade de Ordival Macoppi, produtor de sementes de arroz. A previsão para o atendimento da comunidade é para o ano de 2014. Na propriedade, o prefeito e comitiva conheceram o sistema de seleção das sementes de arroz.

A parte final do roteiro ficou por conta de visitas a propriedades com perfil turístico, como a empresa da família Wolff, que produz e comercializa aipim descascado, o café colonial da família Roos e a centenária serraria da família Vogelsanger. Para reforçar o apelo turístico da região, Udo Döhler solicitou à Subprefeitura a instalação de um portal turístico no acesso à Estrada do Salto II. “Temos que incentivar o produtor a permanecer no campo”, disse. Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Jaksson Zanco.

Um comentário:

Tarciso disse...


Todas as solicitações são de extrema importancia para a nossa área Rural se sustentar....
Com relação ao Turismo, acredito que precisamos ajuda do poder público com relação à melhorar e manutenir os acessos dos turistas às propriedades Rurais... Trata-se de uma ação sem ônus, mas de extrema importancia e ajuda a estes proprietários. Caso contrário, não ha o que se falar em dar sustentação aos projetos de Turismo Rural.