segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fundação 25 de Julho e Epagri promovem Rodada Catarinense de Negócios em Piscicultura


Epagri e Fundação 25 de Julho querem reunir neste sábado (19/10) empresas e produtores de todo o estado para tratar da produção de peixes. É a primeira Rodada Catarinense de Negócios em Piscicultura, que ocorre no pátio da Fundação, em Pirabeiraba, na cidade de Joinville, onde a estrutura montada vai oferecer 16 stands cobertos para os participantes. A proposta é promover o encontro entre produtores, empresas compradoras e fornecedoras de produtos da cadeia produtiva da piscicultura, incentivando grandes parcerias de negócios. 

Aberto para produtores de peixes e empresas que comercializam produtos e serviços o evento prevê exposição de produtos voltados para a piscicultura. “É uma oportunidade para gestores e empresários também apresentarem as novidades”, diz Anselmo Cadorin, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri).

Atualmente, mais de três mil piscicultores do litoral norte catarinense têm na produção de peixes em cativeiro parte de usa renda. Agregar valor à produção primária é condição fundamental para que a piscicultura se estabeleça como fonte geradora de emprego e renda. Na Fundação 25 de Julho são produzidos anualmente aproximadamente 1 milhão de alevinos, que são comercializados entre pequenos, médios e grandes produtores da região.

Segundo o engenheiro agrônomo Anselmo Cadorin, a região do litoral norte, que compreende 13 municípios, é hoje a maior produtora de peixes de água doce do Estado, com 6.200 toneladas ao ano. “Isso representa o dobro da produção de peixes de água salgada, na modalidade artesanal”, conta Cadorin. Em torno de 90% desta produção é de tilápias.

Na programação do evento, que inicia às 8h30, estão contemplados, além de palestra sobre o mercado de peixes, minipalestras de 5 minutos para cada empresa que vai expor seus produtos. Para a palestra principal, das 9 às 10 horas, o convidado é o biólogo Jorge Meneses, da empresa Tecnofish Consultoria, de São Paulo. Depois de intervalo para café haverá apresentação das empresas participantes e rodada de negócios. O encontro encerra às 15 horas. Foto de Rogério da Silva/Secom.

Nenhum comentário: