terça-feira, 22 de outubro de 2013

Crianças recebem orientações sobre banhos em rios



O período de férias está chegando e com o calor do verão cria-se o clima ideal para banhos de rio. Nesta época do ano o movimento aumenta nas áreas rurais e rios de Joinville, mas para que os momentos de diversão e tranquilidade sejam completos algumas precauções precisam ser tomadas. O aluno Gabriel Melo de Freitas, da Escola Municipal Adolpho Bartsch, em Pirabeiraba, já conhece bem algumas dessas orientações. “Precisamos estar atentos às pedras, cuidar para não se cortar, estar atentos aos animais no local e precisamos ter cuidado para não nos afogarmos”, relata.
Gabriel aprendeu estas e outras ações conscientes durante a palestra do Projeto Piava, que acontece em escolas na rede municipal de ensino. A iniciativa, idealizada pela Defesa Civil em parceria com os voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), é realizada desde 2004 e oportuniza momento de orientações sobre os cuidados que se deve ter ao frequentar os rios da região. Na manhã desta terça-feira (22/10) a palestra aconteceu na Escola Municipal Adolpho Bartsch, mas até o final do ano trinta e quatro instituições serão contempladas com o projeto.
“A maioria das escolas contempladas com a iniciativa fica na área rural, próximas a rios e locais de grande concentração de pessoas. Queremos sensibilizar a comunidade para que todos prezem pela segurança”, explica Maiko Richter, agente da Defesa Civil.
O nome Piava, que identifica o projeto, significa Prevenção a Incidentes de Afogamentos no Verão em Água Doce. Durante as palestras, os alunos dos 3º e 4º anos ouvem com atenção, interagem e contam os próprios relatos. Eles recebem orientações referentes à percepção de riscos, técnicas de salvamento, cuidados com a alimentação, atenção dos pais e a preservação do meio ambiente. Para o diretor da Escola Adolpho Bartsch, Fábio de Almeida Doin, a conscientização das crianças fica evidente. “Percebemos nas atitudes deles e no que eles nos relatam que os estudantes realmente se importam com as orientações. Eles conseguiram entender que estes cuidados simples podem evitar tragédias”, conta Doin.
Além das palestras, o Projeto Piava também atua com campanhas e blitze educativas, para levar as informações de prevenção ao maior número de pessoas.

Escolas do Projeto Piava no Vila Nova

Região do Vila Nova / Área Rural:
E.M. Senhorinha Soares
E.M. João Meerholz
E.M. Valesca May Engelmann
E.M. Emílio Stock Jr




Fonte: Prefeitura de Joinville / Foto: Rogério da Silva

Nenhum comentário: