quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura registra aumento na procura para pagar IPTU



A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville registrou nesta semana um aumento de 20 por cento no número de contribuintes interessados em negociar o pagamento do IPTU em atraso. A média de atendimento tem sido de 600 pessoas por dia na sede da Prefeitura e nas subprefeituras.

Os valores em atraso do IPTU podem ser pagos em até 60 vezes, conforme prevê a lei complementar 305 de 2009. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 50,00 para pessoa física e R$ 100,00 para pessoa jurídica. No ato da negociação, o contribuinte deve saldar 10 por cento do valor da dívida.

A estrutura da Secretaria da Fazenda conta com atendimento na sede da Prefeitura, das 8 às 18 horas, e em sete das oito subprefeituras, no horário das 8 às 14 horas. O contribuinte também pode agendar um horário para atendimento pelo telefone 3431-3333, das 8 às 14 horas.

Com o aumento do movimento na sede, a Secretaria da Fazenda orienta as pessoas a utilizarem o serviço de agendamento por telefone, assegurando um horário exclusivo de atendimento.

Lei aprovada pela Câmara de Vereadores, no mês passado, permite à Prefeitura efetuar a cobrança via cartório do IPTU – e de outros tributos – registrados em dívida ativa. Este procedimento, de acordo com a Secretaria da Fazenda, deve iniciar a partir de primeiro de setembro, quando serão enviados para o Cartório do Fórum 4.500 processos (Certidões de Dívidas Ativas).

Este sistema de cobrança será adotado a partir das dívidas maiores para as menores e das mais antigas para as mais recentes. A partir da citação pelo cartório, o contribuinte terá prazo de 72 horas para pagar o débito. Caso não o faça, o título será protestado e entrará na fila de espera para entrar nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito/Serasa.


Pagamento do IPTU - Estrutura de Atendimento

Na sede da Prefeitura

Das 8 às 18 horas – Contribuinte pega a senha para atendimento do IPTU

Nas Subprefeituras

Das 8 às 14 horas

Centro-Norte – Rua Guilherme, 604, bairro Costa e Silva

Sul – Rua Universidade, 355, bairro Boehmerwald

Leste – Rua Albano Schmidt, 4.932, bairro Comasa

Nordeste – Rua Theonesto Westrupp, 565, bairro Aventureiro

Sudoeste – Rua Minas Gerais, 1.303, bairro Nova Brasília

Oeste – Rua São Brás, 184, bairro Vila Nova

Pirabeiraba – Rua Joinville, 13.500, Distrito de Pirabeiraba

Agendamento de Atendimento

Telefone: 3431-3333 (das 8 às 14 horas)

Nenhum comentário: