circulando na vila

Bem vindo a este espaço, que se propõe divulgar as principais notícias do Vila Nova e região. Participe, com sugestões, ideias, fotografias...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CEI Raio de Sol implanta sistema de captação de água da chuva

As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol sabem de cor e salteado para onde deve ir a água da chuva. “Ela cai no telhado, passa pra calha, entra no filtro, limpa e vai pra caixa grande. Quando a caixa estiver bem cheia a água vai para a torneira verde. Aí podemos usar para molhar os canteiros, a horta e o jardim”, explicaram os pequenos Paulo Luiz, Maria Julia e Crislaine Monique, de 6 anos de idade.

Este processo será colocado em prática com o novo sistema de captação de água da chuva inaugurado no CEI Raio de Sol, na manhã desta sexta-feira (30/8). Alunos, professores, autoridades e representantes da comunidade prestigiaram o evento que eleva o Centro Educacional a um novo conceito de sustentabilidade.

“O CEI tem vários espaços externos, como hortas, canteiros e jardins. Para manter estas áreas a instituição consumia uma grande quantidade de água, então buscamos alternativas para diminuir este consumo. A captação da água da chuva permitirá maior economia e oportunizará às crianças o desenvolvimento de atividades e brincadeiras em contato com a água, sem o desperdício”, relata Elizane Correa de Carvalho, diretora do CEI Raio de Sol.

Como os pequenos não puderam participar da construção concreta do sistema de captação, eles trabalharam o tema dentro de sala de aula e aprenderam sobre o processo de aproveitamento da água, o ciclo da água e sobre consumo consciente. Cada uma das 16 turmas do CEI desenvolveu uma ação diferente e todos os 355 alunos da unidade participaram das atividades. Os trabalhos ficaram em exposição durante o evento desta sexta-feira (30/8), que contou também com apresentações de dança do CEI Raio do Sol e do CEI Sementinha.  Fonte: Prefeitura de Joinville.

Nenhum comentário: