sexta-feira, 19 de julho de 2013

Diversão e entretenimento no Encontro da Mulher Rural


Nem o frio e nem a chuva impediram que mais de 200 mulheres participassem do 18º Encontro dos Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural, realizado nesta sexta-feira (19/7) na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba. O evento, promovido pela Fundação 25 de Julho, integra as festividades da Festa do Colono e do aniversário da Fundação. Foi um dia de diversão e entretenimento para as animadas integrantes dos grupos rurais.

Recepcionadas com um café colonial, as mulheres cantaram o hino nacional ao som da banda do 62º Batalhão de Infantaria, que ainda tocou um repertório de músicas variadas e animou o público presente. A festa prosseguiu durante todo o dia, com palestra sobre primeiros socorros ministrada por integrante do Corpo de Bombeiros, gincana cultural, brincadeiras como a dança da cadeira, o boliche e o concurso de mímicas.

Presente ao evento, o prefeito Udo Döhler se disse surpreso com a quantidade de mulheres no encontro, mesmo com o mau tempo. Mais uma vez o prefeito lembrou o compromisso assumido com os agricultores. “Nós precisamos melhorar a vida das pessoas que vivem na zona rural”, disse. Döhler ainda mencionou o fato de que 60% da cidade são constituídos de áreas verdes e que estas áreas só serão preservadas “se conseguirmos fazer com o que o agricultor permaneça no campo”, finalizou.

Em sua saudação, o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet fez questão de apresentar toda a equipe envolvida com os grupos de mulheres. Disse que a missão que recebeu do prefeito foi a de melhorar a vida dos produtores rurais. “Nesta direção, a mulher rural tem um papel de destaque, pois é ela que vivencia o dia a dia e por isso merece nosso reconhecimento”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joinville, Nelson Holz, “é necessário que se valorize os direitos conquistados pela mulher, que hoje são praticamente iguais aos dos homens”. Holz lembrou que nos dias de hoje as mulheres estão assumindo papeis importantes na comunidade e isso precisa ser reconhecido.

As festividades alusivas ao Dia do Colono e ao aniversário da Fundação 25 de Julho prosseguem neste sábado (20/7), com a Feira de Mudas de Árvores, no pátio da Fundação, e a abertura oficial da Festa do Colono, às 21 horas, seguida da coroação da rainha da festa e do baile, na Sociedade Rio da Prata. No domingo, a programação inicia às 10h15 com o desfile típico e segue durante o dia com domingueira, divulgação dos vencedores da Maratona da Banana e tarde-dançante com a banda Os Montanari. As fotos são de Jaksson Zanco/SECOM.




Nenhum comentário: