quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vila Nova Rural pede água potável e transferência de posto


Secretário de Saúde visitou propriedades rurais

A transferência do posto de saúde e a contaminação da água na região rural da comunidade do Santo Antônio, na Rodovia do Arroz, bairro Vila Nova, em Joinville, motivaram a visita do secretário da Saúde Armando Dias Pereira Júnior, nesta quarta-feira (12/6).

O presidente da Fundação 25 de Julho Valério Schiochet; o vereador James Schroeder; e o secretário da Saúde Armando Pereira vistoriaram a Escola Municipal desativada André Immetzberger, que pode dar lugar à Unidade de Saúde. Na sequência, inspecionaram a propriedade rural de Ordival Macoppi para verificar a contaminação da água.

"A transferência da Unidade de Saúde para a antiga escola é uma reivindicação antiga que vai melhorar principalmente o acesso ao posto”, exemplifica Vanessa Macoppi, secretária do Conselho Local de Saúde Rural.

Atualmente, a unidade está em prédio alugado localizado a 500 metros da nova sede proposta. Após verificar as instalações, Armando Pereira explicou que é necessário realizar estudo para ampliação e reforma do espaço, por causa das exigências legais da Vigilância Sanitária.

Em relação à água, o secretário da Saúde observou uma amostra retirada de poço na propriedade de Ordival Maccopi. A contaminação com ferro impede o consumo, obrigando as famílias a buscar água potável de outros lugares ou simplesmente comprar em supermercados.

Em função dessa dificuldade, a comunidade desenvolve ação junto à Companhia Águas de Joinville para que a rede de água seja estendida até as residências. “Vamos encaminhar as análises necessárias para que os laudos possam ajudar a comunidade a receber o benefício da água tratada”, afirmou o secretário Armando Pereira.

Nenhum comentário: