segunda-feira, 13 de maio de 2013

Futlama faz sucesso na 17ª Festa do Arroz

Juremias Beckert com o filho Robson Luís Beckert
As regras são claras e o jogo é limpo neste campeonato que tirou os moradores do bairro Vila Nova e da região bem cedo da cama na manhã de domingo. Ainda assim, os jogadores saem sujos do pé a cabeça: é a disputa do Futlama, que anima o último dia da Festa do Arroz. As partidas de futebol, que ocorriam tradicionalmente nas arrozeiras, agora tem um campo preparado especialmente para os jogos, com os materiais essenciais para o campeonato amador: muita água e muito barro.

O futlama foi o jeito mais especial encontrado pela joinvilense Juremias Beckert para comemorar o Dia das Mães com o filho, o estudante Robson Luís Beckert. Há dois meses, o jovem vive sozinho em Joinville, enquanto a mãe e os irmãos se mudaram para o Paraná. Para matar as saudades, eles foram passar o dia na Festa do Arroz, como fazem todos os anos.

Esta foi a primeira vez, no entanto, que o jovem participou do jogo de futebol na lama. Em compensação, o time formado pelos membros do Grupo de Jovens Unidos em Cristo, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, levou o primeiro trofeu do dia, depois de vencer por 5 a zero do time "Pavorô".

— Agora, provavelmente, a roupa para lavar vai ser minha responsabilidade — brincou Juremias, que não se importou em dar um abraço apertado no filho depois do jogo, mesmo que ele estivesse coberto pela lama.

A Festa do Arroz é promovida pela Fundação 25 de Julho e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Além do futlama, a programação também contou com gastronomia típica, baile, apresentações culturais e escolha da rainha.  Fonte: Jornal A Notícia. Foto Maiara Bersch/RBS

Nenhum comentário: