sexta-feira, 3 de maio de 2013

Comunidade rural se reúne para criar conselho de saúde

Comunidade compareceu para formar conselho de saúde
A comunidade da região rural do Vila Nova conheceu na tarde desta sexta-feira (3/5) como algumas ações desenvolvidas pela Fundação 25 de Julho podem impactar na melhoria da saúde dos moradores na região. O assunto foi discutido na reunião realizada no posto de saúde rural para definir a criação de Conselho Local de Saúde (CLS). Participaram do encontro representantes do Conselho Municipal de Saúde, Fundação 25 de Julho, associações de moradores, igrejas e do Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural da Estrada Blumenau.

A criação do conselho de saúde era uma reivindicação dos moradores da região rural, agora incentivada pelo presidente da Fundação 25 de Julho. “Percebemos que a comunidade tinha pouca representatividade e sugerimos a organização de todos para proporcionar a melhoria nos processos da saúde”, explica o presidente da fundação, Valério Schiochet.

Valério explicou aos participantes as ações desenvolvidas pela Fundação 25 de Julho para viabilizar a extensão da rede de água para a comunidade. "Também estamos planejando fazer a análise da água que é consumida atualmente pelos moradores da região", disse. A transferência do atual posto de saúde para um local próprio faz parte de projeto que envolve a ocupação das escolas rurais recentemente desativadas. "Nestas escolas vamos realizar um amplo projeto para beneficiar as famílias rurais", completou.

O CLS é um órgão que busca garantir a participação da comunidade na gestão da saúde e no controle das ações e serviços desenvolvidos na unidade do bairro. “É uma forma de tornar as ações do governo mais próximas das necessidades da comunidade”, disse Luciano Teixeira Raymundo, que atua no apoio técnico e administrativo da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde.

A regional de saúde do Vila Nova compreende quatro unidades básicas, distribuídas no bairro Glória, Vila Nova (sede da regional), Anaburgo e Rural. “A cobertura abrange uma comunidade de 42 mil pessoas”, explica Janaína Martins, coordenadora regional Vila Nova.

Nenhum comentário: