quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gestores da Prefeitura visitam produtores rurais



A diversidade da produção rural e as necessidades de infraestrutura para a melhoria do agronegócio foram temas das visitas realizadas pelo secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), Jalmei Duarte, e pelo presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, nesta quarta-feira (17/4), nas propriedades da região rural do Vila Nova. A próxima etapa do roteiro deve contemplar a região de Pirabeiraba.
Jalmei Duarte conheceu o potencial econômico da região e conversou com proprietários de pequenas e grandes empresas. Questionado sobre as dificuldades encontradas pelas empresas para legalizar seus negócios, Jalmei ressaltou que o poder púbico precisa orientar e acompanhar estes produtores.

Valério Schiochet, da Fundação de 25 Julho, explicou que desde o início do governo foram iniciadas ações no sentido de melhorar as condições de quem vive e produz na área rural. “É preciso entender que as demandas rurais são diferenciadas”, disse, ao explicar como a equipe da fundação está fazendo para resolver as questões da falta de água potável e de telefonia fixa com serviço de Internet, que são as principais dificuldades encontradas hoje pelos agricultores.

Na Estrada do Salto II, onde estão concentradas diversas empresas, a equipe visitou a produção de verduras de Adir Hinghaus, que revende seus produtos para todo o país. Uma das dificuldades relatadas é a falta de serviço de telefonia fixa, que tem forçado empresários a investir altas quantias para ter internet via rádio.

Em seguida a equipe visitou a propriedade de Carmem Jacobi, que trabalha com produtos artesanais, como melados, musses e doces. Carmem faz parte da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais, entidade de reúne produtores artesanais e que tem o apoio da Fundação 25 de Julho.

Na próxima semana, os gestores devem completar mais uma parte do roteiro de visitas, desta vez entre os produtores de Pirabeiraba.

Nenhum comentário: