quinta-feira, 4 de abril de 2013

Escolas rurais se unem para incentivar ensino agrícola


Proposta é incentivar a matrícula de filhos de agricultores
Diretores e professores de escolas rurais do Vila Nova se reuniram nesta quinta-feira (4/4) para conhecer a estrutura da Escola Agrícola Carlos Heinz Funke e propor medidas para incentivar o ensino agrícola entre os filhos dos agricultores. O encontro ocorreu na Escola Municipal Senhorinha Soares, na Rodovia do Arroz, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação e do presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet.

Na abertura do evento Schiochet lembrou que é de interesse do governo valorizar o potencial ecológico, turístico e econômico oferecido pela região rural da cidade. “Para que isso aconteça é essencial valorizar o produtor, implantando ações para manter os filhos dos agricultores no campo, oferecendo condições para que eles possam se profissionalizar”, afirmou. 

De acordo com a professora Karla Iara da Silva Bastos, dos atuais 335 alunos matriculados na escola agrícola, apenas 75 deles são filhos de agricultores. “A oferta de vagas é sempre menor do que a procura e nós estamos revendo gradativamente os critérios de acesso à escola. Uma das ações foi dispensar a prova escrita para os filhos de agricultores”, explicou.  

Para o professor Ildefonso Gapski Júnior, auxiliar de direção na escola agrícola, a grande oportunidade destes encontros é o de integrar os professores das escolas rurais com a escola agrícola, através de palestras e visitas técnicas. “É muito importante que os professores conheçam como funciona nossa escola para que depois despertem o interesse de seus alunos”, avaliou.  

Fonte: Prefeitura de Joinville

Um comentário:

elpidiozim disse...

Um belo projeto. Parabéns aos idealizadores e promotores do evento.