sábado, 20 de abril de 2013

Bairro Vila Nova tem 147 anos de existência


O Bairro Vila Nova, apesar de existência recente no aspecto legal (foi criado pela Lei 1525, de 5 de julho de 1977), tem raízes nos primórdios da colonização de Joinville, em razão da necessidade de se estender os limites da antiga colônia através de uma picada que ligasse a serra, fato que traria importantes resultados à Colônia, pois a ligaria à cidade de Curitiba. 

Outro fato que levou a Colônia a expandir-se está ligado à procura dos terrenos por seus respectivos proprietários, utilizando-se de algumas “picadas” já existentes, em geral no sentido Rio Cachoeira-Serra do Mar, através de riachos que apresentavam determinada profundidade navegável. 

 A atual Rua XV de Novembro situada no Bairro Vila Nova, no início da colonização recebeu a denominação de Estrada do Sul e há pouco tempo é conhecida pelo atual nome. Existem controvérsias a respeito da origem do nome do bairro. A localidade era conhecida por Neudorf (Vila Nova), mas por volta de 1940 passou a denominar-se Vila Nova, talvez em função da proibição de se falar alemão durante a guerra”. 

Com efeito, lemos em Ficker, página 247: “Nesse mesmo mês (fevereiro de 1866), fundou-se o novo núcleo colonial no final da Estrada Blumenau... – Neudorf. Considerando a data proposta pelo historiador Carlos Ficker, pode-se constatar que o bairro Vila Nova completa em 2013 147 anos de existência. 

O Jornal Notícias da Vila está organizando os eventos para a comemoração do aniversário do  Vila Nova, que neste ano será realizada no dia 6 de julho, sábado, nas dependências do ginásio do Sesc, que deve ser inaugurado em maio. 
Fonte: Informações do Ippuj - Foto: Ippuj

Um comentário:

Marcos Roberto disse...

acho o vila nova tão bonito, temos água potável perto do centrinho comercial, cachoeiras, trilha ecológica, boa vegetação(ainda), diversidade em aves e outros animais... tirando os bairros "classe A", eu consideraria o Vila Nova o melhor bairro para morar em Joinville... CONSIDERARIA se por aqui tivessem implantado a infra-estrutura LOCAL que o bairro merece.MAS ficaram apenas emitindo alvará de construção e deixaram o bairro crescer ao "Deus Dará" ...