sexta-feira, 8 de março de 2013

Nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Elas são fantásticas

“Pra descrever uma mulher não é do jeito que quiser. Primeiro tem que ser sensível, se não, é impossível. Quem ver, por fora, não vai ver por dentro o que ela é. É um risco tentar resumir”. A música de Elba Ramalho já nos adverte que não é tarefa fácil falar das mulheres, mas deixo aqui minha contribuição para homenageá-las neste dia.

A socióloga Ruth Ignácio diz que a condição de submissão das mulheres é um fenômeno histórico. No início da humanidade, a organização social se dava de maneira tal que as mulheres possuíam um papel ímpar na consolidação do grupo, tendo lugar de destaque sem que fosse necessária a exclusão ou submissão da responsabilidade dos homens. Foi com o desenvolvimento da humanidade, e mais especificamente com o surgimento da propriedade privada (e com ela a disputa pelo direito de herança) que se estabeleceu a hierarquia entre os seres humanos. Nesta modalidade hierárquica de poder, as mulheres foram subjugadas ao domínio dos homens. Esta constatação nos faz compreender que não existe uma predestinação na qual a mulher é inferior ao homem.

Porém, também é histórico que o homem sempre procurou estabelecer medidas que viessem a materializar a superioridade e supremacia do sexo “forte” em relação às mulheres. Isso pode ser percebido nos mais variados segmentos da nossa sociedade contemporânea. Seria uma necessidade fisiológica de sentir-se superior ao outro?  Pois bem, procurando um pouco pela Internet não é difícil encontrar exemplos:

Stephen Kanitz, consultor de empresas e conferencista cita quenós, homens, gostamos de nos gabar porque possuímos 23 bilhões de neurônios enquanto a mulher possui "somente" 19 bilhões, 4 bilhões a menos. Muitos consideram este fato, comprovado cientificamente, um sinal de superioridade. As mulheres respondem imediatamente, que esta condição genética não faz a menor diferença”. Elas estão absolutamente corretas. Kanitz explica:

“Mulheres compensam esta diferença processando a informação de forma diferente”. Homens pensam sequencialmente, etapa por etapa, logicamente trilhando o caminho da racionalidade, comparando fatos com regras pré-estabelecidas. Suas conclusões são do tipo “sim-não”, “certo-errado”. 

Já as mulheres, segundo Kanitz,“raciocinam em paralelo, avaliam dezenas de variáveis simultaneamente, suas conclusões são do tipo “melhor-pior” ou uma simples sensação visceral de certeza da conclusão. Por isto, dizem que as mulheres são “intuitivas”. Elas processam informação mais rapidamente, são mais abrangentes, mais holísticas. Ou seja, mulheres são paralelas, homens são seriais”. Por isso que elas conseguem fazer tantas tarefas ao mesmo tempo, enquanto nós homens fazemos uma de cada vez.

E ainda dizem que a mulher é o sexo frágil... Como declamou em verso Drumond de Andrade, “elas são fantásticas”.


AdilsonGirardi, Jornalista

Nenhum comentário: