quinta-feira, 14 de março de 2013

Habitação vai priorizar regularização fundiária

A Secretaria de Habitação de Joinville pretende acelerar o processo de regularização fundiária no município. A estimativa inicial é que cerca de 40 mil famílias ainda possuem imóveis necessitando de legalização. Para tanto, o secretário Fabio Dalonso esteve em audiência na tarde de quarta-feira (13/3) com o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, para obter detalhes da adesão ao Plano Estadual para Regularização Fundiária – Projeto Lar Legal.


O consultor geral Marcondes Marchetti explanou o programa, bem como os procedimentos de adesão, que serão levados ao prefeito Udo Döhler para apreciação. O secretário estadual João Cândido argumenta que, por meio deste programa, a união de forças possibilita mais agilidade no levantamento das áreas e definições de ações que possam em menor tempo entregar o título de propriedade dos terrenos para as famílias.


Dalonso entende, também, que este é um dos maiores problemas a serem enfrentados em Joinville. Como o município está executando um amplo programa habitacional para famílias que ainda não possuem a casa própria, a regularização fundiária vai atender outras milhares de famílias que precisam de legalidade do terreno para conseguir um empréstimo e assim ampliar suas casas. A Secretaria da Habitação de Joinville está formatando o Conselho Municipal de Regularização Fundiária, que definirá as diretrizes para atendimento. (Fonte: Prefeitura de Joinville)
No Vila Nova, o jornal Notícias da Vila desenvolve trabalho junto à comunidade do Anaburgo, para viabilizar a regularização fundiária de aproximadamente 300 unidades habitacionais. Uma comissão de moradores foi formalizada para dar prosseguimento ao processo junto à Prefeitura. 

Nenhum comentário: