quarta-feira, 20 de março de 2013

Fundação 25 de Julho promove evento da piscicultura


A Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, em parceria com a Epagri regional, promoverá, no dia 19 de abril, o Dia de Campo em Piscicultura. O evento reunirá cerca de 200 piscicultores em potencial do litoral norte catarinense e tem como objetivo profissionalizar produtores amadores do ramo.
Durante o dia de capacitação, os piscicultores visitarão a estrutura da Fundação 25 de Julho e terão acesso a estações de trabalho demonstrativas. Os produtores receberão informações sobre a qualidade da criação de alevinos, técnicas de manejo, alimentação, melhoramento genético e o tratamento de sanidades. “Com as visitas nas estações da Fundação os piscicultores poderão visualizar na prática como funciona a piscicultura tecnificada. Queremos disseminar alternativas e informações para que estes produtores possam também se profissionalizar”, relata o gerente da Unidade de Infraestrutura e Treinamento Rural, Roberto Hoppe.

Após as visitas às estações, os piscicultores participarão de uma mesa redonda com o tema “Tecnologia para Exploração da Piscicultura Comercial”. Além dos produtores, fornecedores comerciais do ramo da piscicultura também serão convidados a participar do evento. O objetivo é que apresentem seus produtos e a tecnologia disponível no mercado. Esta é a primeira vez que o Dia de Campo em Piscicultura acontece na região, mas a intenção é transformar o evento em uma ação anual.

O município de Joinville é considerado um polo aquícola em Santa Catarina. No ano de 2012, foram produzidas aproximadamente 1.690 toneladas de peixes, nos 904 viveiros cadastrados na Fundação 25 de Julho. Atualmente, o município conta com 219 produtores em piscicultura. Deste número, 161 são produtores amadores e 58 são piscicultores profissionais.

Os piscicultores em potencial que desejam participar do Dia de Campo em Piscicultura podem fazer sua inscrição pelo telefone (47) 3461-1520. Como o evento reunirá representantes de até 30 municípios da região, o número de produtores inscritos por município é limitado. Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: