sábado, 23 de março de 2013

Congresso das Associações do Vila Nova define conselho


Moradores assistiram a quatro palestras neste sábado
Os trabalhos do 1º Congresso das Associações de Moradores do Vila Nova e Região foram coroados com a definição de um conselho, formado por representantes das associações presentes, que vai se reunir mensalmente para discutir ações comuns na comunidade. Para o primeiro encontro já está programada a presença do advogado Giovanni Gonçalves, que palestrou na tarde deste sábado sobre as questões de legalidade. "Vamos fazer uma análise detalhada dos documentos de cada associação, colaborando para aqueles que precisam de ajuda e buscando o modelo dos que já estão mais adiantados", definiu Adilson Girardi, um dos organizadores do vento. 

Para ilustrar sua palestra sobre associativismo, o deputado estadual Darci de Matos trouxe um representante de associação beneficiado com um imóvel para área de lazer. "É um exemplo de perseverança, que incentivo que esteja presente entre as associações de moradores e demais entidades organizadas", declarou. Darci disse em seu discurso que o associativismo hoje está presente em todas as esferas da população e é uma ferramenta eficaz de mobilização da comunidade. 

Para falar sobre o funcionamento das subprefeituras, a Prefeitura designou o servidor público Flávio Martins, que explicou a metodologia adotada para o novo formato das antigas secretarias regionais. "A partir da próxima terça-feira deveremos intensificar as ações de implantação da subprefeitura Oeste, localizada no bairro Vila Nova", afirmou. Flávio diz que o começo ainda vai ser difícil, "mas aos poucos os problemas serão resolvidos".

O presidente do Deter/SC e suplente de deputado estadual Sandro Silva trouxe sua colaboração sobre as formas de encaminhar subvenções sociais para as entidades. Ele explicou que na maioria das vezes o problema não é a falta de recursos, mas a falta de documentos das entidades. "É necessário que as associações se mobilizem para deixar a documentação em dia, pois quando o recurso chega é preciso estar tudo certo, senão o dinheiro volta", explicou.

Convidado para o evento, o prefeito Udo Döhler foi representado pela ex-vereadora e atual secretária de Assistência Social, Tânia Maria Eberhardt, que em sua fala elogiou a mobilização dos moradores e incentivou para que trabalhos semelhantes sejam constantes entre as associações. O ex-vereador Jucélio Girardi, representando o senador Luiz Henrique da Silveira, disse que com a falta de representatividade política na região é necessário que as associações se mobilizem em torno de objetivos comuns. 

Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho, lembrou que a base de todo poder está nos movimentos sociais dos bairros. "É daqui que saem as lideranças da cidade e por isso eventos deste tipo são importantes", citou. O vereador James Schroeder também enalteceu a iniciativa do evento e se colocou à disposição, como vereador, para atender a comunidade através das associações de moradores.

2 comentários:

Tarciso Jannig disse...

Pelo que percebo, esse evento representa uma luz para os moradores da nossa região! Como não conseguimos um representante na Camara de Vereadores, resta agora a mobilização da comunidade local para buscar junto ao poder público, aquilo que é urgente e importante para a região... PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DESSE EVENTO..

elpidiozim disse...

O nível das palestras e dos palestrantes foi enaltecido pelos presentes e serviu como incentivo aos trabalhos não inferiores já exercidos pelas Associações da nossa região. No final, a formação de um grupo de representantes de cada Associação vai trazer mais força para o atendimento nas cobranças das necessidades do bairro.