quarta-feira, 6 de março de 2013

Alunos de escola rural prestigiam inauguração de estação


Umidade relativa do ar, molhamento foliar, precipitação pluviométrica. Essas e outras expressões passam a fazer parte do dia-a-dia dos alunos da Escola Municipal Emílio Stock Júnior, na Estrada do Salto II, região rural do bairro Vila Nova, em Joinville. Na quarta-feira (6/3) eles participaram da inauguração de uma das duas estações meteorológicas instaladas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) em parceria com a Fundação 25 de Julho, cooperativas rurais e os dois proprietários dos imóveis. A escola fica a 100 metros da estação.

O gerente regional da Epagri, engenheiro agrônomo Onévio Zabot, explica que entre as duas estações inauguradas hoje, a do bairro Vila Nova é a mais completa. “Além de registrar os índices de chuva, umidade e temperatura, são feitas também medições de pressão atmosférica, irradiação solar, direção e velocidade do vento”, definiu. Em seu discurso, Zabot lembrou que a Epagri está instalando mais oito estações na região norte-nordeste do Estado, formando um “arco da informação” meteorológica para uso dos técnicos e comunidade em geral.

O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, que representou o prefeito Udo Döhler (em viagem a Brasília) na cerimônia, relembrou dos tempos que também estudou na escola Emílio Stock Júnior e disse que, como morador da região, sabe da importância do equipamento. “Esta também é uma ação que comprova o valor das parcerias entre os órgãos envolvidos com o meio agrícola de nosso município”, discursou.

As informações geradas pelas estações estão disponíveis para a comunidade no site da Epagri (http://ciram.epagri.sc.gov.br). Basta clicar na opção “monitoramento” e escolher a informação climática desejada. Foto de Rogério da Silva/Secom.

Nenhum comentário: