quarta-feira, 20 de março de 2013

Alunos da Escola Bernardo Tank praticam educação fiscal



Alunos das séries iniciais da Escola Municipal Professor Bernardo Tank, no bairro Vila Nova, puderam compreender como o pagamento de tributos e impostos pode se transformar em mais investimentos em educação, saúde e infraestrutura da cidade. O tema foi abordado nesta quarta-feira, com a apresentação do “Projeto Educação Fiscal”, feita de forma didática e prática por servidores da Secretaria da Fazenda.

Instituído pelo município por meio do Programa Nacional de Educação Fiscal, o projeto trabalha tributos, impostos e questões de cidadania em busca de uma sociedade democrática.

Depois de conversar com os alunos e apresentar um vídeo didático sobre educação fiscal, os servidores da Secretaria da Fazenda Gilson Santos de Oliveira e André Luís Matiuzzi, que coordenam os trabalhos, prepararam uma minipapelaria, onde as crianças realizaram pesquisa de preço, compraram materiais, manusearam dinheiro fictício e aprenderam a exigir a nota fiscal. “O projeto é muito útil para a conscientização das crianças e até para a preservação do patrimônio público, que é adquirido com recursos dos impostos”, avaliou a diretora da escola, Sônia Maria Bergmann.

O servidor da Secretaria da Fazenda Gilson Santos de Oliveira explica que o projeto engloba cinco estágios de capacitação: nas escolas municipais, nas estaduais, nas universidades, aos servidores públicos e por fim à comunidade em geral. “Estamos trabalhando agora no estágio municipal e queremos contar com a parceria dos demais setores para poder atender mais pessoas”, disse. Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: