circulando na vila

Bem vindo a este espaço, que se propõe divulgar as principais notícias do Vila Nova e região. Participe, com sugestões, ideias, fotografias...

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Incentivo à piscicultura em Joinville

Fonte alternativa e em alguns casos principal meio de sustento de famílias da zona rural, a piscicultura merece atenção especial por parte do poder público. Com o baixo preço praticado na rizicultura, os agricultores procuram novas fórmulas para sobreviver e a criação de peixes aparece como opção que oferece boa rentabilidade. Hoje a Fundação 25 de Julho oferece subsídio, como a venda de alevinos e orientação técnica a alguns produtores. De acordo com informação do presidente da Fundação, Valério Schiochet, a meta do governo para os próximos anos é produzir até 1 milhão de alevinos ao ano, o que pode significar nas contas dos técnicos, mais de 500 toneladas de peixes produzidos nas lagoas de produtores de peixes. Considerando que a produção de alevinos da fundação representa 60% do mercado, teríamos aproximadamente 900 toneladas de peixes produzidos anualmente. 
Hoje estima-se que na região existem cerca de 550 piscicultores, dentre os quais pode-se destacar 50 famílias que se profissionalizaram e dependem da piscicultura como principal fonte de renda. Fazendas de engorda, unidades produtoras de alevinos e pesque-pagues compõe a cadeia produtiva deste setor que culmina com a produção de aproximadamente 700 toneladas de peixe de cultivo ao ano. Desta forma, a meta do governo representa algo em torno de 30% de incremento. Boa proposta.

Nenhum comentário: