quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Com o calor, famílias se divertem no Rio Piraí, no Vila Nova

Piraí é uma das opções preferidas por banhistas da região
Passar o dia 25 de dezembro no rio Piraí, no bairro Vila Nova, foi a forma encontrada por parte dos joinvilenses e turistas para se refrescar durante a manhã e tarde de calor intenso. O pedreiro Osmar Muller, 43 anos, e a filha Janaína, 11, se divertiram dando carona para os meninos Vitor e Cleber, ambos com cinco anos, numa boia em formato de castelo. Os primos moram em Criciúma e vieram passar o Natal em Joinville com a família das mães. Ontem, aproveitaram o dia ensolarado para curtir o local. Chegaram cedo, almoçaram churrasco, descansaram um pouco, e voltaram para a água.
Os donos do castelo inflável chegaram cedo a ponte da Estrada Salto 1 e montaram acampamento na beira do rio. Acompanhado da mulher Maria Salete Borges Miranda, 42, costureira, da filha Janaína, do filho Jonathan, 21, e da nora Suelen, 16, o pedreiro Osmar preparou o almoço da família às margens do rio Piraí. “O ano novo ainda vamos decidir, talvez a gente vá para a praia”, analisou. Para Maria Salete, o rio é quase sempre a melhor opção. “No verão a gente vem quase todo fim de semana. É mais tranqüilo para trazer as crianças e ficar com a família”, detalhou.
A dona de casa Néia Constantino, 47, recebeu as sobrinhas Daiane Silveira, 31, dona de casa, mãe de Cleber, e Jerusa Rodrigues, 30, controladora de qualidade, mãe de Vitor, moradoras de Criciúma, para o Natal. Depois de passar o ano novo aqui deve visitá-las no Sul do Estado. “Passamos a ceia em família. Hoje estamos aqui desde as 11h30, fizemos uma carne assada e trouxemos pão”, contou. Neia e Daiane preferiram ficar na sombra enquanto Jerusa e os meninos mergulhavam e aproveitavam o rio. “A água está bem fresquinha, bem gelada”, destacou Jerusa.
Nudec orienta sobre os perigos
Ficar atento a movimentação das crianças nos rios, não entrar na água caso tenha ingerido bebidas alcoólicas ou acabado de comer e não pular na água de pontes e barrancos são algumas das dicas dadas pelo Núcleo de Defesa Civil de Joinville (Nudec) para evitar acidentes. No sábado (22), voluntários do grupo fizeram uma blitz educativa no Portal do Quiriri, em Pirabeiraba.
De outubro a dezembro, o Nudec havia palestrado sobre o tema em escolas municipais localizadas perto dos rios e cachoeiras. “Fizemos esse trabalho com cerca de cinco mil crianças”, explicou Ismael Alexandre Paciello, conselheiro do núcleo. Para dar continuidade às ações de prevenção, o Nudec fará outras blitzes educacionais até o final do verão. “Vamos passar pelos rios Cubatão, Pirabeiraba, Estrada Palmeiras, Estrada do Oeste e em outros pontos. A gente encerra no último domingo de março na Vigorelli/Cubatão”, detalhou.
Iniciativa reconhecida por visitantes
Não mergulhar quando a água estiver turva e nem se aproximar demais do topo das cachoeiras também são dicas do Nudec (Núcleo de Defesa Civil) para quem vai aos rios nesse verão. No sábado (22) a funcionária pública Marcinara Borges, 47, recebeu uma das sacolinhas da campanha quando ia para uma festa no Quiriri.
Consciente dos riscos dos banhos de rio ela comentou que redobrou os cuidados depois de quase de afogar. “Fui a favor da correnteza e quando vi não dava pé. Ainda bem que tinha gente por perto”, relembrou. O marido Ademir Borges, 52, também acredita que iniciativas como a do núcleo são positivas. “Nós achamos a ideia excelente, sempre vamos ao rio e costumamos ter cuidado”, comentou.

Fonte: Jornal Notícias do Dia, em 26/12/2012. (NDon line)

Nenhum comentário: