terça-feira, 15 de maio de 2012

Comunidade garante permanência de Posto de Saúde Rural


Em reunião que contou com a presença da Associação de Moradores Rural do Santo Antônio, da Associação de Moradores do Alto da Rua XV (AMARXV), moradores e lideranças comunitárias, ficou definido que o Posto de Saúde Rural vai permanecer na comunidade do Santo Antônio. A definição começou a ser desenhada já na primeira reunião, realizada na Sociedade Palmeiras há pouco mais de 30 dias. Naquela oportunidade as duas associações já haviam manifestado o descontentamento com a ideia da Secretaria da Saúde de transferir o posto para outro local. A justificativa apresentada na época era a falta de telefone, computadores e Internet no local. Um dos gestores chegou a dizer que o custo de implantação de telefone seria mais cara que a própria construção de um novo posto de saúde. 
Porém, na noite desta terça-feira a verdade veio à tona. Através de um empresário do Vila Nova, os serviços de telefonia e Internet serão instalados de graça, sem nenhum custo para a Prefeitura ou para os moradores. Dian
te disso, não restou alternativa senão a de admitir que não há mais necessidade de transferir o equipamento, muito importante para a comunidade. Uma vitória da mobilização comunitária. 
O segundo assunto da reunião foi a implantação de rede de água tratada para os moradores da região rural. Representantes da Companhia Águas de Joinville disseram que existe um projeto em estudo e que seria necessário pelo menos 30 dias para uma manifestação concreta da Companhia. Segundo os técnicos, para estender a rede de água os custos de implantação devem ser assumidos em parte pelos moradores. O padre Osmar, pároco da comunidade, reivindicou que a instalação fosse sem custo para os moradores, uma vez que se trata de serviço essencial para os moradores. O representante da CAJ ainda comentou que será necessário pagar o custo da passagem dos canos ao Estado, pois a Rodovia do Arroz é estadual. Adilson Girardi, representando o jornal Notícias da Vila, lembrou aos presentes que 30% da água que abastece Joinville sai dos mananciais do Rio Piraí e são os agricultores da região rural que ajudam, a muito custo,  a preservar estes mananciais. "Nada mais justo do que pelo menos esses agricultores terem direito à água tratada", disse.
Os moradores também cobraram das autoridades presentes melhoria nos acessos existentes na Rodovia do Arroz. Foram orientados pelo Secretário Regional a encaminhar as solicitações ao Departamento de Infra-estrutura do Estado - Deinfra.

Nenhum comentário: