terça-feira, 24 de abril de 2012

Três problemas atrasam obras do binário do Vila Nova

Muitos moradores do bairro Vila Nova tem me perguntado por que as obras do binário estão tão lentas, quase parando. Os motivos são três problemas pontuais, que por enquanto dificultam a ação da empreiteira que realiza a obra.
1- Colocação dos tubos da adutora do Rio Piraí pela Companhia Águas de Joinville no traçado do binário. Este problema, segundo os engenheiros da obra, será resolvido a partir da semana que vem (depois do feriado) quando a CAJ começa a implantar a tubulação.
2- Um dos processos de desapropriação judicial está com problema. A justiça decidiu cancelar liminar para desocupação de uma das residências, até que se resolva quem tem o direito de receber a indenização. Segundo a Unidade de Patrimônio da Prefeitura, 20 dias é um prazo otimista para resolver o problema.
3- O local da saída do binário, na ligação com a rua XV de Novembro, ainda está indefinido. O projeto original prevê a saída na rua Leopoldo Beninca, onde existe um loteamento, mas os moradores reclamaram por causa dos transtornos que uma via de tráfego pesado traria. A decisão da Prefeitura foi deslocar a via para os fundos do loteamento, em faixa de 30 metros destinada à preservação permanente do loteamento. Para realizar esta mudança, é necessário alteração da destinação do imóvel, processo que depende de aprovação do Legislativo. Este deve ser o problema que vai absorver maior tempo para resolução.
Um outro ponto que não deve ser considerado problema (pelo menos por enquanto) é a licitação das duas pontes, uma sobre o rio Motucas e a outra sobre o Rio Águas Vermelhas. Conversando com o engenheiro Cesar Franco, um dos responsáveis pela obra, obtivemos a informação que a conclusão do binário ficará para o início de 2013. 

3 comentários:

Unknown disse...

Alguém duvidava que a obra ia atrasar? Infelizmente este é o país que vivemos, NENHUMA obra é entregue no prazo!!

FERNANDO disse...

Adilson, quanto tempo a prefeitura teve para avaliar estes problemas antes de iniciar a obra? Será que precisava esperar começar para detectar este problemas?

Adilson Girardi disse...

Concordo com vc Fernando. Alguns destes problemas poderiam, e deveriam, ter sido previstos e resolvidos antes de iniciar a obra.O projeto do binário começou em 2007.