quinta-feira, 19 de abril de 2012

Festa da Banana neste domingo na Estrada Blumenau

Uma boa opção de almoço para este domingo é se deslocar até a comunidade de Aparecida, na Estrada Blumenau, zona rural de Joinville, para prestigiar a segunda edição da Festa da Banana. Criada para dar visibilidade à região e para incentivar a produção da banana, a festa terá atividades desde as 9 horas da manhã, quando será realizado o culto ecumênico na Igreja local. Depois do culto, a festa segue com apresentações culturais, venda de produtos típicos, almoço à base de receitas da banana e tarde-dançante. O custo do almoço é de R$ 20,00 por pessoa e os tíquetes podem ser adquiridos antecipadamente ou no dia. De acordo com os organizadores do evento, são esperadas pelo menos 500 pessoas para o almoço. "No ano passado nos preparamos para receber 200 pessoas e vieram quase 600. Por isso, desta vez nos organizamos melhor e esperamos que a festa seja um sucesso de público", disse Eliane Sardagna Jacques. 
A produção de bananas na região rural da cidade conta com o apoio da Fundação Municipal 25 de Julho, que presta assistência diretamente à Associação dos Bananicultores de Joinville (Asbanville). Segundo o presidente da Associação, Dilnei Jacques, a produção sofre neste ano com a falta de chuvas. "Mas o principal inimigo das plantações ainda é o vento, que quando vem forte derruba as plantações", explica. Dilnei planta hoje num espaço em torno de 200 mil metros quadrados, na Estrada do Salto II. A produção, predominantemente da banana do tipo Caturra vai para Joinville e região.
O município de Joinville com 73 Bananicultores e Comerciantes de Banana em uma área total aproximada de 580 hectares, sendo destes aproximadamente 55 hectares de banana do Grupo Prata, e os demais de bananas do Grupo Cavendish. A ASBANVILLE, entidade constituída em 27 de Outubro de 2004, conta hoje com 53 associados, todos credenciados no Sistema de Mitigação de Risco para prevenção do "Mal da Sigatoka Negra". A entidade já representou os bananicultores joinvilenses em diversos movimentos relativos ao Mercado de Banana, e vem atuando para promover o aumento  da produtividade e da qualidade da banana produzida em nosso município. Desde da criação da Asbanville a produtividade média dos bananais teve um incremento médio de 25 % e se encontra hoje na faixa dos 28 mil quilos por hectare por ano. Já foram implantadas 41 casas de embalagem de banana  do município de Joinville. As fotos são de Adilson Girardi.

Um comentário:

Zabot disse...

Todo o associativismo é bem vindo. A ASBANBILLE representa um avanço para a bananicultura joinvilense. Somente unindo forças pode a agricultura familiar conquistar espaços. Avançar.
Quanto à festa da banana, parabéns. É o campo mostrando sua força.