terça-feira, 20 de março de 2012

A sombra nefasta do plágio

Publicamos abaixo texto de autoria da jornalista Letícia Castro, do blog http://babelpontocom.blogspot.com, bem pertinente nestes dias. Boa leitura.

É sempre o tema mais polêmico da blogosfera. O que fazer quando encontramos nossos preciosos artigos e até mesmo produções de vídeo e imagens postados sem qualquer cerimônia em outros blogs e sites sem a nossa permissão? É válido fazer isso? Mais ainda, é lícito?

Há alguns meses, o BABEL.com publicou um texto sobre direitos autorais na internet e levantou a questão. De acordo com a lei brasileira, plágio é crime passível de punição e a pena se estende aos delitos online. O grande dilema está no argumento de que a difusão desimpedida de conteúdo de terceiros tem seus benefícios e prejuízos. Se, por um lado, o material e até mesmo o site em si ganha visibilidade (visitações e inclusive cliques rentáveis, em alguns casos), por outro, na grande maioria das vezes, passa-se por cima de forma grosseira da menção do verdadeiro autor da obra. O que fazer nesse caso?

Antes de mais nada, respeitar a autoria. É de bom tom e, inclusive ético, dentro dos meios online, citar a fonte e o nome do autor ou autora de determinado material. Viu um texto que gostou? Gostaria que todos lessem? Saiba que divulgá-lo por aí é uma prática muito normal e até incentivada na internet. No entanto, É PRECISO SEMPRE mencionar quem o escreveu, de quem é a imagem, quem produziu o vídeo, etc. E não vale apenas mencionar por alto que não é o verdadeiro autor do conteúdo, PIOR AINDA: deixar que os comentaristas pensem que você o escreveu, quando isso não é verdade. Pingos nos is, amigos, é sempre a melhor política quando se trata de reprodução de material alheio online.

E você? O que opina sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários e diga o que pensa.

Nota do blog Circulando na Vila:
 
Segundo o artigo sobre plágio publicado no site www.institutohipnologia.com.br, o prejuízo maior quando alguém copia seu texto é que em alguns casos "o plagiário recorre dolosamente aos expedientes mais sutis, porém não menos recrimináveis, e não relutam em fazer inserções, alterações, enxertos nas idéias e nos pensamentos alheios, muitas vezes apenas modificando algumas palavras, a construção das frases, a fim de ludibriar intencionalmente e assim prejudicar, de forma covarde, o trabalho original de alguém e ofendendo os direitos morais do seu verdadeiro autor".

3 comentários:

Anônimo disse...

Plágio surge apenas de pessoas ignorantes sem qualquer capacidade de escrever um texto com as próprias palavras. Lamentável..
A inveja é a consequencia da incapacidade!

Anônimo disse...

Plágio surge apenas de pessoas ignorantes, incapacitadas até de escrever um texto com as próprias palavras. É lamentável, a inveja é a consequencia da incapacidade...

Anônimo disse...

Ouvi uma frase que reflete bem tudo isso: "A inveja é a consequência da incapacidade..."