quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Produtores e gestores do Vila Nova participam de evento na Epagri

Produtores de arroz conheceram novas sementes
Alceu Poffo (à esq.) participou do envento em Itajaí
 Produtores de arroz do Vila Nova e do Morro do Meio, além de  técnicos da Fundação Municipal 25 de Julho,   participaram do evento de lançamento de uma nova semente de arroz promovido pela Epagri, na estação experimental de Itajaí - SC. Aproximadamente 250 agricultores e gestores voltados ao cultivo do arroz estiveram presentes na solenidade que ainda teve uma saída de campo para os participantes conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela Epagri na área das sementes. Como representante do Sindarroz no Estado, o empresário Alceu Poffo esteve presente no encontro, acompanhado do diretor da Águas Vila Nova, Arcelino Poffo.

Através de melhoramento genético, técnicos da Epagri desenvolveram uma cultivar de arroz resistente ao herbicida Only. Esse herbicida controla o arroz-vermelho e outras plantas daninhas na cultura do arroz. A nova semente, denominada SCS117CL, é recomendada para o cultivo e uso no sistema de produção Clearfield (sistema que promove a limpeza da lavoura) em todas as regiões de Santa Catarina, podendo ter seu plantio estendido para outras regiões do Brasil.

 Segundo a Epagri, o cultivar SCS117CL destaca-se por apresentar tolerância ao herbicida Only, ter elevado potencial de produtividade, adaptar-se facilmente ao sistema pré-germinado, oferecer estabilidade de produção, proporcionar alto rendimento industrial, além de oferecer excelente qualidade culinária e adequação ao processo de parboilização. As fotos são de Adilson Girardi.

Nenhum comentário: