quinta-feira, 30 de junho de 2011

Resultado da enquete diz que eleitor quer nova liderança no Vila Nova

Depois de 30 dias no ar, o blog encerrou hoje a enquete de junho, que perguntava a respeito da intenção dos internautas em relação ao candidato a vereador de sua preferência. O resultado acabou surpreendendo este blogueiro, pois apenas 7% dos participantes disseram que vão votar em algum candidato que vai tentar a reeleição. A maioria dos internautas (75%) respondeu que para vereador vai votar em uma nova liderança no bairro Vila Nova. Entre os indecisos, foi registrado o percentual de 14% e apenas 3% disseram que votam em candidatos de outro bairro. Sem dúvida, o resultado da enquete aponta para um descontentamento generalizado dos eleitores com os políticos atuais e em se confirmado esta tese, a próxima configuração do Legislativo deve contar com uma grande renovação. A partir de amanhã, nova enquete entra no ar. Participe!

Prefeitura diz que obras de duas praças começam em agosto

Duas das quatro praças previstas no Orçamento Participativo de 2010 para o Vila Nova devem começar a ser construídas em agosto. Pelo menos esta é a expectativa dos delegados representantes da comunidade do bairro. Segundo o gerente dos projetos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, Marlon Moraes, estão em licitação as praças da rua Joaquim Girardi e da rua Catharina Baumer. As outras duas, na rua João Miers e na Rodovia do Arroz esquina com Estrada Dedo Grosso, vão ficar para uma segunda etapa. O Orçamento Participativo de 2010 destinou recursos de aproximadamente R$ 800 mil para o bairro Vila Nova. Os delegados decidiram aplicar o dinheiro na reforma do posto de saúde, em obras de contenção de enchentes na Estrada Blumenau e na implantação das quatro praças de lazer. As obras do Orçamento Participativo de 2009 (construção de um equipamento cultural no Parque XV) não foram iniciadas e depende de contrapartida do governo federal.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Moradores reclamam da lama nas ruas

As dificuldades para transitar na rua Otto Albano Ganzemuller, no bairro Vila Nova, por causa das obras de ampliação da rede de esgoto têm irritado os moradores da região. O acúmulo de barro em trechos da via próximo das residências e o risco de atolar seus veículos são os problemas que mais incomodam quem vive numa das laterais da rua 15 de Novembro. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Águas de Joinville, o trabalho na rua deve ser finalizado em 30 dias por causa da complexidade da obra – os tubos precisam ser colocados há seis metros de profundidade.
O vendedor Júlio Rocha, 44 anos, afirma que não é contra a implantação da rede de esgoto, mas lamenta que o processo seja tão lento. “É difícil trafegar com a rua desse jeito e no feriado ninguém fez nada aqui”, reclama. Morador da rua há cinco anos, ele conta que ônibus que levam funcionários para empresas da região tem tido dificuldades para passar pela rua. “Na quarta eles pararam as obras e só voltaram agora. Liguei para reclamar na Prefeitura e disseram que tinham muitas reclamações e teríamos que esperar”, completa. Como as ligações da rede no trecho são feitas numa média de seis metros por dia a Águas de Joinville pede paciência dos moradores no próximo mês. Fonte: ndonline

sábado, 25 de junho de 2011

Taça Palmeiras/Notícias da Vila já tem primeiro classificado

Após a quarta rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society, realizada neste sábado, saiu o primeiro classificado para as semifinais. Com a vitória por 5 a 3 sobre o Mercado Ideal, o time da Lanchonete Palmeiras garantiu um lugar entre os quatro semifinalistas. Duas equipes também se despediram das chances de classificação. O União EC, que perdeu as duas partidas que disputou, está fora da competição. Outro que se despediu foi o time do Mercado Toninho que nesta rodada perdeu por 7 a 0 para o time do Cláudio. No jogo mais disputado da rodada, o Coperfix venceu o jogo contra o Torcida do JEC. Neste jogo, a Coperfix chegou a abrir uma vantagem de 5 a 1 no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Torcida do JEC conseguiu virar para 7 a 6. Mas o Coperfix conseguiu se recuperar e virou para 8 a 7. Na foto acima, lance da partida entre Coperfix e Torcida do JEC.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Empresas do Vila Nova ganham Top Of Mind

Duas empresas do Vila Nova venceram a versão 2011 do Top Of Mind, na abragência da Região Norte do Estado, promoção que premia as marcas mais lembradas pelos consumidores catarinenses. A Indústria de Arroz Vila Nova conquistou pela nona vez o prêmio e a Água Mineral Vila Nova,  com dois anos de fundação,  conquistou o título pela primeira vez. Realizado em parceria do Jornal A Notícia com o instituto MAPA, o prêmio contemplou os produtos, serviços e personalidades apontados como referência para a maioria dos 2.400 entrevistados, nas 6 macro regiões do Estado. Ao todo, 35 categorias foram homenageadas na cerimônia, conduzida especial para a comemoração dos 15 anos do Prêmio. Além das categorias pesquisadas, o Top of Mind 2009 premiou as seis empresas vencedoras em todas as edições do Prêmio: KOERICH, MACEDO, SADIA, ELIANA, COCA-COLA E ANGELONI. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vila Nova no noticiário policial

As notícias não foram animadoras para o Vila Nova nos jornais desta semana. Na quarta-feira, jornal Notícias do Dia publicou página inteira sobre dois problemas que vem ocorrendo no bairro. O primeiro, que ocorre há algum tempo, é o caso dos seguidos casos de assalto na região rural, na Estrada dos Morros. De acordo com a reportagem, em 18 meses seis assaltos a mão armada foram contabilizados pelo aposentado Roberto Piazera, de 77 anos, que reside no local. Além do problema da segurança, os moradores também reclamam da precariedade do sistema de telefonia móvel e da falta de alternativas para acesso à Internet. 
Outra ocorrência registrada na imprensa foi em relação à prisão de jovens que traficavam drogas mediante ligações telefônicas, vulgarmente denominado de disk-drogas. É o trabalho da Polícia Militar no bairro que está apresentando os primeiros resultados. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Resultados da terceira rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila


Mais uma rodada com muitos gols na Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society, que é realizada aos sábados na quadra do Palmeiras do Vila Nova. No jogo de abertura da rodada, o equilíbrio de forças entre a equipe da Grinvel e o time do Mercado Ideal (uniforme vermelho). Ambos favoritos para estar entre os finalistas o torneio, os times proporcionaram um grande espetáculo e uma partida de alto nível para a torcida que acompanhou o jogo. Pelo equilíbrio do jogo, qualquer resultado seria normal. No final, a vitória da Grinvel por 6 a 5 recompensou a garra e a persistência da equipe. Na segunda partida, o time do Jornal Notícias da Vila se recuperou da derrota na partida de estreia e aplicou uma goleada no União EC, por 7 a 2. Destaque para o atacante Daniel, que fez 5 gols e também para o goleiro Douglas Michels, que salvou o time nos momentos de pressão do adversário. No jogo de fechamento da rodada, a Lanchonete Palmeiras (uniforme verde) confirmou o favoritismo e goleou o time do Claudio (uniforme azul) por 10 a 4. A rodada do próximo sábado começa a definir os primeiros classificados para a fase seguinte. A Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society vai premiar os quatro primeiros colocados com prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Comunidade católica promove Festa das Tendas

 
Uma festa onde ninguém paga nada e ainda se diverte com a família e os amigos. Ela existe e acontece há três anos em Joinville, na Igreja Nossa Senhora Medianeira. A Festa das Tendas, que chegou a sua terceira edição neste domingo, é realizada com doações da própria comunidade, do comércio e dos empresários. Por isso, comidas e bebidas foram distribuídas sem qualquer custo e todos ajudaram no preparo.

A dona de casa Marli Corazza, que participa da Comunidade Nossa Senhora do Monte Claro, foi uma das responsáveis pelo cachorro-quente. Ela participa todos os anos da festa e se dedica para que todos apreciem um dos pratos mais consumidos da festa. “Ficamos felizes em ver que todos ajudam para que a festa ocorra e no final todos saem satisfeitos. Aqui também é uma oportunidade para as famílias se encontrarem e partilharem”, conta dona Marli.
A festa recebe este nome porque cada comunidade religiosa é responsável por uma das tendas onde as comidas e bebidas são oferecidas. A Comunidade Sagrado Coração de Jesus ofereceu doces e bolos. A tenda do Grupo Bíblico de Reflexão serviu os salgados e tortas. O cachorro-quente ficou sob a responsabilidade da Comunidade Nossa Senhora do Monte Claro. Os sucos e refrigerantes eram servidos nas tendas das Comunidades Sagrada Família e Divino Espírito Santo. Uma das tendas bastante procurada foi a da Comunidade Santo Antônio, que trouxe produtos coloniais da região do bairro Vila Nova. Frutas, cucas e lingüiças estavam à disposição de quem quisesse. O almoço, com a tradicional macarronada, ficou a cargo da Nossa Senhora Medianeira e da Igreja Cristo Rei.

Diversão para todos

Brinquedos e atividades divertiram as crianças e músicas ao vivo empolgaram os adultos. A 3ª Festa das Tendas contou com um espaço só para as crianças. O Grupo de Casais Encontristas coordenou as brincadeiras numa das tendas que também ofereceu doces e pipoca para os pequenos. “O objetivo era reunir toda a comunidade e oferecer atividades para a família toda”, explica uma das organizadoras da festa, a coordenadora pastoral paroquial, Vera Lúcia Alves Lopes. Uma missa abriu a festa pela manhã.

Outra tenda, a dos dizimistas, atraía as famílias para a importância deste ato para o catolicismo. “Essa ação é um compromisso fundamental para nós religiosos, apenas uma pequena retribuição de tudo que recebemos de Deus”, explica Vera. Fonte: NDonline

Café colonial no Vila Nova

Enquanto o turismo rural na Estrada Comprida continua como um sonho ainda não realizado pelas famílias da região do Vila Nova, a família Ross mantém a tradição no preparo de seus pães e doces. O Café Rural tem no sabor caseiro seu diferencial: os clientes que entram no estabelecimento têm a impressão de que foram convidados por Sueli e Wilfriedo para lancharem em sua casa.

Tem sido assim desde 2000. Na abertura do portal do Turismo Rural de Joinville, quando autoridades inauguraram aquele que seria o marco inicial de um projeto de favorecimento às famílias do Vila Nova, a família Ross abriu as portas de seu lar para um café comemorativo. “Era só para aquele dia, mas chamou a atenção e as pessoas apareceram querendo tomar café aqui”, lembra Sueli.

O casal investiu e adaptou a garagem de casa. Em agosto daquele ano, o Café Rural teve início – e desde então a ideia tem sido manter a tradição no preparo das iguarias servidas aos clientes. “Fazemos o mais simples possível”, explica a proprietária. Todos os produtores são coloniais, produzidos pela própria família ou por vizinhos, como leite e ovos. Um dos destaques é o kochkaese, o queijinho colonial envelhecido e de sabor característico.

São mais de 50 itens como geleias, cucas, bolachas e pães de queijo. O modo de preparo segue a tradição, no forno a lenha. “Com isso a gente consegue atrair um público variado, gente que provava esses cafés antigamente e gente que gosta de alimentos mais naturais”, analisa Wilfriedo. No verão, famílias que vão para o litoral sempre passam pelo Café Rural para provar as delícias feitas por Sueli.

Fila para comprar

Mas o grande atrativo é mesmo o pão caseiro. A receita não traz nenhum novidade: a diferença está nos ingredientes e no forno a lenha. “Esse preparo deixa nosso pão diferente dos outros, até mesmo na cor. São poucos os lugares da cidade que produzem pão desse jeito”, diz o proprietário.

Para isso, o trabalho da família Ross começa cedo, às cinco da manhã, de segunda a sexta. Por semana são produzidos quase 400 pães, vendidos para mercado de Joinville e servidos no Café Rural. “E tem gente na fila para comprar. Só não fazemos mais porque o forno não comporta a produção”, conta Sueli.

Tanto o pão caseiro como os outros itens servidos no Café Rural estão à venda numa loja à parte. “Geralmente quem come aqui leva alguma coisa, porque percebe como o sabor é diferente e é difícil de encontrar em outro lugar”, conclui Sueli. Só não dá para levar o atendimento, feito pelos próprios donos. “Fazemos questão que todos se sintam bem, como se fossem convidados pra tomar café na nossa casa mesmo”, aponta Wilfriedo.
O Café Rural abre para o público somente no fim de semana. Nos demais dias o atendimento é exclusivo para eventos e feito mediante reserva, mas somente às terças e quintas-feiras. Dessa forma, dizem os donos, não compromete a fabricação dos pães, item obrigatório na mesa nesse café tipicamente colonial. Fonte: NDonline

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aniversário da AMARXV

A Associação de Moradores do Alto da Rua XV - AMARXV, completou o primeiro aniversário no dia 16 de junho. Para comemorar a data, a diretoria e familiares se reuniram em jantar promovido na lanchonete 20V, dos amigos Cisso e Cátia Pacher. Neste primeiro ano de atividades, a AMARXV já é  referência no bairro, conquistou a simpatia dos moradores da região e alcançou grandes conquistas, através de reuniões com autoridades e setores que realizam obras na cidade. As assembleias da associação ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês, na sede da Sociedade Palmeiras. Dia 9 de julho será promovida a Primeira Festa Julina da AMARXV, também no Palmeiras. Os parabéns do blog à toda a diretoria e também aos moradores, que agora contam com uma entidade representativa de destaque no Vila Nova. 

Homenagem no aniversário da Escola Arinor Vogelsanger


O blog Circulando na Vila homenageia nesta data a Escola Municipal Arinor Vogelsanger, que neste sábado comemora o primeiro aniversário de fundação. Abaixo transcrevemos um pouco da história de uma das mais importantes lideranças que o bairro Vila Nova já teve, como empresário, político, cidadão.

"Arinor Vogelsanger nasceu em 31 de agosto de 1935, em Joinville, SC, filho de Martha e Alex Vogelsanger. Foi empresário do ramo madeireiro e da mineração. Mantinha uma ativa participação junto à Comunidade Evangélica de Joinville. Foi músico, tendo tocado como bandoneonista por 16 anos, participando de programa de rádio e gravado seis LPs. Foi vereador de Joinville por duas legislaturas (1993-2000), presidente da AMUNESC e prefeito de Joinville em Exercício.
Em 1992, a convite do então deputado federal, Luiz Henrique da Silveira, Arinor filiou-se ao PMDB e lá construiu sua história política. Concorreu, pela primeira vez, a um mandato eletivo representando o bairro Vila Nova e foi eleito com 2.103 votos, sendo o vereador peemedebista mais votado.

Em 1996, foi reeleito e, por unanimidade, também eleito o 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Foi presidente da Comissão de Agricultura e no período de 1999 a 2000 presidente da Câmara. No dia 17 de agosto de 2000, licenciou-se da Câmara para assumir a Prefeitura de Joinville, já que o atual prefeito, Luiz Henrique da Silva, licenciava-se para concorrer à reeleição.

Durante sua trajetória política atuou, no bairro Vila Nova, como Presidente da Paróquia Evangélica Dona Francisca, Conselheiro Eclesiástico da Comunidade Evangélica de Joinville, Presidente e tesoureiro da Comunidade Evangélica do Vila Nova, Membro do Conselho de Obreiros da Missão Evangélica União Cristã. Foi membro-fundador e vice-presidente da Associação dos Moradores da Estrada Piraí e arredores - AMOESPIA. "

O engenheiro agrônomo Onévio Zabot também deixou sua homenagem em comentário neste blog, que transcrevemos abaixo:

"Arinor Vogelsanger, quem teve o privilégio de conhecê-lo, sabe que reunia qualidades singulares: músico e empresário de sucesso; líder comunitário e religioso, extremamente dedicado. De família tradicional, soube ser humilde, sabia ouvir as pessoas com atenção incomum. Alma de poeta, Jó era o livro bíblico preferido; citava-o com frequência.
Quanto à Escola Arinor Vogelsanger - bela escola -, temos certeza que espelha a grandeza de Arinor - mestre de todas as horas. Parabéns, aos professores, alunos, funcionários, pais - e a toda a grande família vilanovense -, por essa data tão singela e significativa para a história do bairro".

Os parabéns do blog aos alunos, professores, colaboradores e direção da Escola, com votos de muito sucesso em suas atividades escolares!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Início do Binário do Vila Nova

Este blogueiro participou de reunião na sede do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) para tratar dos preparativos para a obra do binário do Vila Nova. De acordo com os representantes do Estado, a ordem de serviço para iniciar os trabalhos depende de uma documentação exigida pelo Tesouro Nacional e que os órgãos estaduais estariam ainda providenciando. A expectativa dos técnicos é de que tudo esteja liberado até o final do mês de junho. Uma das novidades é que as duas pontes previstas para o trajeto do binário não foram licitadas junto com a rodovia. Serão incluídas em licitação separada, a ser realizada pelo Estado. A empresa vencedora da licitação para fazer o Binário é a Infrasul e, segundo o engenheiro Hamilton, que vai coordenar os trabalhos, o prazo estipulado na licitação é de seis meses. Porém, como no período entre setembro e março ocorre muitas chuvas na cidade, a previsão é de que a obra se arraste por pelo menos 12 meses.
Em relação às desapropriações necessárias para a passagem da via, de um total de 18 imóveis atingidos, três processos continuam aguardando parecer judicial para liberação dos terrenos. Segundo a equipe de engenharia do Deinfra, são casos que não impedem o início das obras, pois há três frentes de trabalho que já se encontram liberadas.
Uma equipe da Companhia Águas de Joinville também participou da reunião. A empresa vai executar no mesmo traçado do binário a instalação da adutora de água do Piraí, que inicia na estação localizada na Estrada Piraí e vai cortar todo o perímetro do bairro.
O projeto do Binário inicia na Rodovia do Arroz, continua no prolongamento da Rua São Firmino, e depois encaixa com a Rua Leopoldo Beninca. A saída, na Rua XV de Novembro, será na rua localizada ao lado do antigo galpão da Madol. Daquele trecho em diante, até o viaduto, a Rua XV de Novembro será alargada e terá quatro pistas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Polícia intensifica ações no Vila Nova

A Polícia Militar está intensificando as ações no combate à criminalidade no bairro Vila Nova. A afirmação foi do Sargento Cesar, na reunião do Conseg de segunda-feira, dia 13 de junho. Segundo o militar, foi criado um sistema de ronda com mais uma viatura circulando pelo bairro, sempre com um ou dois sargentos na viatura. O bairro conta agora com três viaturas atuando na repressão ao crime. Outra equipe foi formada para combater especificamente os pontos de drogas. Na reunião do Conseg também foi confirmado o início das atividades da Delegacia de Polícia Civil, na rua Bento Torquato da Rocha. O DP funciona em caráter inicial no horário das 8 às 18 horas. O expediente definitivo será 24 horas. Durante a reunião foram divulgados os pedidos para sinalização nas ruas do bairro e a implantação das placas regulamentares ao longo da Estrada Anaburgo.



terça-feira, 14 de junho de 2011

Prefeitura realiza obra reivindicada pela AMARXV

A Prefeitura de Joinville, através da Secretaria Regional do bairro, está realizando as obras de drenagem no Loteamento Cristofolini para prevenir novos alagamentos na região. A obra é uma das reivindicações da Associação de Moradores do Alto da Rua XV, que realizou em parceria com a comunidade uma série de reuniões com as autoridades municipais a fim de garantir a obra. Agora, a AMARXV luta também pela execução das obras ao longo da Rodovia do Arroz, de responsabilidade do Governo do Estado. A foto é de Ruy Ferrari, da PMJ/Secom.

Instituto Federal prorroga inscrições para cursos

O Instituto Federal de Santa Catarina prorrogou as inscrições para os cursos técnicos.  As inscrições devem ser feitas até 19 de junho no site www.ingresso.ifsc.edu.br.
As vagas abertas são para os cursos técnicos nas modalidades integrado (quando o aluno faz o Ensino Médio junto com o curso técnico no IF-SC), concomitante (quando o aluno faz o Ensino Médio em outra instituição e curso o técnico no IF-SC) e subsequente (quando o aluno já concluiu o Ensino Médio e faz apenas o curso técnico no IF-SC).
A prova do exame de classificação para cursos técnicos será no dia 3 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cursos técnicos e pode ser paga até o dia 20 de junho somente no Banco do Brasil.
Quem pode se inscrever
Para se inscrever nos cursos técnicos integrados, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental. Para se candidatar a uma vaga em cursos técnicos concomitantes, o estudante precisa estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Interessados em estudar num curso técnico subsequente  precisam já ter concluído o Ensino Médio. Os cursos são gratuitos. As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Ingresso no site www.ingresso.ifsc.edu.br. O IF-SC também disponibiliza computadores nos campi para quem quiser fazer sua inscrição. As aulas começam já no segundo semestre deste ano.
Cursos técnicos oferecidos no campus Joinville
Técnico Integrado em Eletroeletrônica – 35 vagas
Técnico Integrado em Mecânica – 35 vagas
Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 72 vagas
Técnico Concomitante em Mecânica – 64 vagas
Técnico Subsequente em Enfermagem – 24 vagas

Aniversário da Escola Arinor Vogelsanger


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reunião do Conseg hoje

O Conselho de Segurança do Vila Nova tem reunião ordinária na noite de hoje, a partir das 19h30, na base da Polícia Militar do bairro, localizada no Parque XV de Novembro. Os encontros, que ocorrem sempre na segunda 2ª-Feira do mês, servem para discutir as principais questões da segurança no bairro e região de abrangência do conselho. A reunião é aberta à participação comunitária e é um excelente instrumento de mobilização da comunidade, por isso a importância do envolvimento de todos.

Segunda rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila

A segunda rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society, que vem sendo realizada na quadra da Sociedade Palmeiras do Vila Nova teve no último sábado dois jogos com resultados equilibrados e um jogo com resultado elástico. Na abertura da rodada, a equipe da Grinvel (uniforme branco) aplicou uma goleada no time  do Claudio (uniforme azul), igualando o maior placar registrado até o momento no torneio, com 10 a 2. No segundo jogo, a equipe da Lanchonete Palmeiras teve dificuldades para derrotar o Mercado Silva pelo placar de 4 a 3. Encerrando a rodada, mais um jogo equilibrado: Torcida do JEC (camisa do JEC) 4 x 3 União EC (uniforme laranja e amarelo). A próxima rodada ocorre no sábado, dia 18 de junho e deve definir os primeiros classificados para a fase seguinte da competição. Promovida pelo Palmeiras e pelo Jornal Notícias da Vila, a Taça de Futebol vai premiar os quatro primeiros colocados com prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. Também serão premiados com  medalhas o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila neste sábado

Neste sábado, a partir das 15 horas, mais uma rodada da Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society. Um total de dez times participam da competição, que iniciou no sábado passado, dia 4 de junho. O torneio, idealizado por este jornalista em parceria com o presidente do Palmeiras, Elpidio Zimmermann, vai distribuir prêmios em dinheiro, troféus e medalhas aos quatro primeiros colocados.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Polícia apreende máquina para débito e crédito em ponto de drogas

A Polícia Militar apreendeu em um ponto de tráfico na rua Bento Torquato da Rocha, no bairro Vila Nova, uma máquina para débito e crédito de cartões bancários que possivelmente eram usados no pagamento do entorpecente. A descoberta da máquina, além de 32 pedras de crack, aconteceu durante a madrugada da quarta-feira (8) numa casa em construção onde, o traficante Leandro Silva de Oliveira, 26 anos, estaria em atitudes suspeitas. Leandro foi detido e levado à Central de Polícia. A máquina para cartões foi entregue no 3° DP. Fonte: NDonline (Thais Moreira)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prefeitura recupera ponte na zona rural



A Prefeitura, através da Secretaria Regional do Vila Nova, iniciou nesta semana a recuperação da ponte Alex Adolfo Vogelsanger, no rio Piraí, que liga a Estrada Piraí com a Estrada dos Morros. A secretaria está realizando amplo trabalho de preparação das cabeceiras e dos pilares que vão dar sustentação às vigas de concreto da ponte. A antiga ponte é uma das que foram destruídas pelas águas no período de chuvas do início do ano. As fotos são da Secretaria Regional.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mais promessas para o Vila Nova

          Mais uma vez a diretoria da AMARXV e moradores do Vila Nova se reuniram para ouvir promessas. Desta vez, deputados e vereadores estiveram na assembleia promovida pela associação para dizer que as obras necessárias ao bairro já estão licitadas, recursos liberados, mas que o início das obras ainda dependia de uma assinatura aqui, outra ali, e assim por diante. Abaixo transcrevemos a reportagem publicada na edição de 7/6 do jornal Notícias do Dia. A foto ao lado é de Adilson Girardi.

        Moradores do bairro Vila Nova, um dos mais afetados pelas enchentes dos meses de janeiro e março em Joinville, se reuniram na noite de segunda-feira (6/6) com representantes da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) e da Defesa Civil, na Sociedade Palmeiras, no bairro Vila Nova, para cobrar soluções contra enchentes na região. Integrantes da AmarXV (Associação de Moradores do Alto da Rua 15) cobraram prioritariamente o desassoreamento do rio Águas Vermelhas, obra prometida desde as cheias de 2008, e a instalação de galerias na SC-413 (Rodovia do Arroz), perto do condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida.  
          Os apelos dos cerca de 50 moradores presentes foram dirigidos em especial aos deputados Darci de Matos e Kennedy Nunes, aos vereadores Patrício Destro, Tânia Eberhardt e Zilnete Nunes, e ao secretário regional do Vila Nova, Dário Matthies. As autoridades comentaram o andamento das obras e projetos de futuros investimentos. E os moradores também foram informados que pelo menos um terço dos recursos enviados até o momento para obras de recuperação foram investidos no bairro. O gerente de projetos especiais da SDR, Afonso Ramos, informou que a galeria na SC-413 já está licitada e aguarda somente assinatura da ordem de serviço com a empresa WD Engenharia. 
              O trabalho deve começar em até dez dias, após a liberação da verba de R$ 100 mil, pela Secretaria da Fazenda estadual. “A ordem de serviço deve ser assinada na próxima sexta-feira e a empresa pode começar o trabalho”, informou. Para a engenheira do Deinfra (Departamento de Infraestrutura), Andreia Cristina Teixeira, é importante que o serviço seja feito em parceria com o município. “Não adianta ter a galeria se não for feito o desassoreamento do rio. O ideal é que as duas coisas sejam em paralelo”, comentou Andreia, que acompanhou o desenrolar do projeto enquanto estava na superintendência regional do Deinfra, em Joinville. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Agência da Caixa no Vila Nova

A informação ainda é extra-oficial, mas está praticamente definido o local onde a Caixa Econômica Federal vai instalar sua agência no Vila Nova. O banco deve ocupar o prédio que se encontra em construção ao lado do restaurante Cocktléo, na Rua XV de Novembro. Com a implantação da Caixa, o bairro passa a contar com três agências bancárias (CEF, Banco do Brasil e Sicredi). Inicialmente, a CEF pretendia se instalar no terreno localizado na esquina das ruas XV de Novembro com Alvin Pasold, em frente ao Terminal de Ônibus, mas as negociações com o proprietário não prosperaram.

domingo, 5 de junho de 2011

Associação de Moradores convida deputados para reunião

A Associação de Moradores do Alto da Rua XV convidou os três deputados estaduais de Joinville para a reunião extraordinária nesta segunda-feira, dia 6 de junho. Darci de Matos, Kennedy Nunes e Nilson Gonçalves serão questionados a respeito das obras do governo do Estado na Rodovia do Arroz, no trecho onde houve alagamentos nas chuvas de dezembro a março. A reunião começa às 19h30 e será realizada no salão da Sociedade Palmeiras do Vila Nova. 

sábado, 4 de junho de 2011

Abertura da Taça Palmeiras/Notícias da Vila de Futebol Society

 
A torcida acompanhou uma rodada recheada de gols na abertura da 1ª Taça Palmeiras/Notícias da Vila de futebol society, realizada na quadra da Sociedade Palmeiras, do Vila Nova. Dez times se inscreveram para participar do torneio que vai oferecer prêmios em dinheiro e troféus e medalhas para os primeiros colocados. Na rodada deste sábado o Palmeiras derrotou a equipe da Grinvel por 4 a 2 na partida de abertura. No segundo jogo o União EC venceu por WO, uma vez que o time Santa Maria não compareceu para jogar. Na terceira partida o Mercado Ideal aplicou a maior goleada do rodada, vencendo o Mercado Toninho por 10 a 2. Na partida de encerramento da rodada, o Coperfix (uniforme vinho na foto) venceu a equipe Notícias da Vila (uniforme laranja) por 7 a 2. A próxima rodada ocorre no próximo sábado, com três jogos, a partir das 15 horas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

População do Vila Nova cresceu 41,33% em 10 anos

O bairro Vila Nova cresceu 41,33% entre os anos de 2000 e 2010. Os dados são do Censo 2010 e estão presentes no “Joinville: Cidade em Dados 2010-2011”, divulgado nesta semana. O livro, uma coleção de informações sobre a cidade, é produzido todos os anos pelo Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj).

De acordo com o levantamento do Censo, em 2000 o bairro tinha 15.695 habitantes e em 2010 foram registrados pelo IBGE 22.181 moradores. Na região Oeste, o bairro que mais cresceu foi o Morro do Meio, que passou de 7.413 para 10.535 habitantes, com um índice de 42,12%, um ponto percentual acima do Vila Nova. Nova Brasília passou de 11.211 para 12.843 pessoas (14,53%) e o São Marcos, bairro que menos cresceu em população, passou de 2.477 para 2.640 habitantes (6,58%).

Considerando que os dados são relativos a 2010, com um ano de defasagem, pode-se concluir que a região Oeste (computando-se os bairros Vila Nova, Morro do Meio, São Marcos, e Nova Brasília) conta hoje com aproximadamente 50 mil habitantes. A relação com os dados de todos os bairros pode ser visualizada em A Notícia.

Recorde

O blog Circulando na Vila, que traz notícias do Vila Nova e região, registrou no mês de maio o maior público desde sua criação, em dezembro de 2010. Foram 3.954 acessos entre os dias 1 e 31 do mês, que representa em média 130 visualizações da página por dia. Este colunista agradece o prestígio, que nos compromete com a responsabilidade de melhorar cada vez mais.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Marcha para Jesus em Joinville 2011

Já está marcada para sábado, dia 02 de Julho, a edição 2011.

“Joinville contra as drogas” é o tema deste ano.
Nas semanas que antecedem o evento, publicaremos maiores detalhes com informações do site oficial:http://www.marchaparajesusemjoinville.com.br


BNDES financia a Krona

A Krona Tubos e Conexões, com matriz em Joinville, conseguiu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no valor de R$ 54 milhões para a construção de uma nova fábrica no município alagoano de Marechal Deodoro. Em dezembro do ano passado, houve o enquadramento da empresa. Já em fevereiro deste ano, técnicos da instituição financeira visitaram a Krona para conhecer toda a estrutura da empresa em Joinville e o projeto de investimento no Nordeste.
A nova unidade será instalada em uma área de 90 mil m². Para esse empreendimento, a empresa planeja investir R$ 70 milhões. Com a nova unidade, a Krona vai aumentar sua capacidade produtiva em mais 1,3 mil toneladas por mês. Na primeira etapa, a previsão é construir a fábrica de tubos para começar a produzir no fim deste ano. Em 2012, vai ser a vez da fábrica de conexões. No mesmo espaço, a Krona projetou também a fabricação de caixas-d’água, complementando a linha fabricada em Joinville. A nova unidade vai criar 120 empregos diretos e 480 indiretos em Alagoas. Fonte: http://www.an.com.br/ 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estrutura de Centro de Educação impressiona

A estrutura do Centro de Educação Regional, que está em construção na Estrada Dedo Grosso impressiona pelas características de presídio. Muros duplos, com mais de 6 metros de altura, poucas janelas e paredes reforçadas dão o aspecto do local.
O Centro de Educação Regional – Norte  disponibilizará 78 vagas para menores infratores, contando com espaço para áreas administrativa, educacional, alojamento, salas de multiuso, ginásio coberto, além de escola de integração. A construção deste Centro tem a parceria dos governos Estadual e Federal. “O CER é fruto de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, assinada pelo Governo do Estado de SC e o Ministério Público de Santa Catarina, o qual obriga o Estado a construir um centro com medida sócioeducativa com internação de adolescentes dos sexos masculino e feminino na região Norte”, comenta Mendonça.
No Centro Educacional Regional, o interno não poderá ficar no local por mais de três anos. Depois disso, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semiliberdade ou de liberdade assistida.