terça-feira, 20 de setembro de 2011

Artigo da Escola Arinor Vogelsanger

É brincando que se aprende

Este titulo vem de encontro ao que desejo explicar ao leitor.
A escola é novinha, recém inaugurada, jovem eu diria. E como todo jovem está com a corda toda!
É como uma criança descobrindo do que é capaz, aceitando os desafios que aparecem pela frente, curiosa e atrevida.
Escola com equipe comprometida, dedicada, capacitada, onde um ajuda o outro em prol de um bem comum. Uma equipe que dá suporte às ações, aos projetos pedagógicos e à comunidade.
Com bons professores, inteligentes e criativos. Capazes e capacitados.
Um exemplo concreto é o da professora de matemática , Fernanda Furni , que realizou com seus alunos do 6º ano aula diferenciada.
Ela traçou os mapas dos mundos que eles não conheciam ainda, mas que deviam conhecer e mostrou-hes o geoplano.
Trouxe para o mundo deles este recurso pedagógico fabuloso e através dele os alunos desenvolveram sua capacidade de pensar, proporcionou-lhes conhecimento novo, estimulou o pensamento de cada um.
Esta metodologia do ensino da geometria rendeu à escola , a ela e aos alunos , a classificação na Feira de Matemática , não somente em uma , mas em duas etapas , a municipal e a regional.
A professora proporcionou aos alunos através desta experiência de aprendizagem, a descoberta de como é divertido aprender geometria brincando e com prazer.
Ensinar é isso, é fazer com que o aluno se apaixone pelo assunto , como fizeram seus alunos e principalmente o Andrei e a Debora que apaixonaram os visitantes da Feira da Matemática com seus conhecimentos, explicaram com simplicidade e segurança , aceitaram o desafio, pois o geoplano permite desafiar a inteligência.
Os elásticos coloridos usados no geoplano esticam , se estendem , assim como esticam as idéias, eles rodeiam os pregos, se entrelaçam, se misturam como um corpo em movimento, é , um corpo em movimento !
É o conhecimento dançando enquanto as formas geométricas, os sólidos, se planificam num fantástico visual.
Ensinar é isso, é fazer com que o aluno se apaixone pelo assunto, goste dele, aprenda com amor, saiba falar sobre ele e se identifique.
E a próxima etapa estadual? Esperaremos com a paciência e humildade que nos é peculiar, pois estamos preparados.
Finalizo lembrando o pensamento do grande sábio Rubem Alves “O conhecimento pode dar prazer. Quando o conhecimento dá prazer a gente quer conhecer cada vez mais. O conhecimento prazeroso é aquele que nos abre janelas do mundo”.

Sandra Helena Domingues

Orientadora Educacional – E.M.Arinor Vogelsanger

Um comentário:

Zabot disse...

Parabéns aos professores e alunos da Escola Arinor Vogelsanger. O velho mestre Arinor - homem de raro vigor e fé incomum -, certamente vibra com a energia emanada da escola que porta o seu nome. Músico, líder comunitário empresário e, sobretudo, homem de fé; Arinor legou-nos um belo exemplo de vida. Humilde ouvia a todos, e com que atenção. Ouvir faz bem a alma, e como faz bem.