segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Câmara discute implantação de estações de tratamento de esgoto

         Moradores de Pirabeiraba, Vila Nova e Espinheiros estiveram na Câmara de Vereadores para discutir os Projetos de Leis Complementares 31/2011 e 40/2011. As duas matérias de autoria da Prefeitura versam sobre mudanças no zoneamento de áreas específicas nos bairros supracitados, cujo objetivo é prover legalidade à construção de novas estações de tratamento de esgotos para Joinville. Os moradores, especialmente os de Pirabeiraba, que compareceram em maior número, demonstraram preocupação com a proximidade dos futuros equipamentos com as residências. Eles temem que odores, como os emitidos na estação do bairro Jarivatuba, os incomodem.
         Técnicos da Fundação Ippuj e da Companhia Águas de Joinville asseguraram aos moradores que novas tecnologias já permitem o tratamento de efluentes sem a emissão de maus cheiros. Eles citaram exemplos de cidades como Curitiba e Niterói, com estações em áreas centrais que, "não fossem as placas indicativas, não se saberia de sua existência", conforme palavras destes técnicos. Eles enfatizaram que a estação do Jarivatuba foi construída em um tempo em que ainda não era possível tal condição.
         Todas as opiniões dos moradores, informaram os presidentes das comissões, serão levadas em consideração na hora da elaboração dos pareceres que subsidiarão a deliberação dos três projetos na Câmara. Por força do Estatuto das Cidades, este tipo de projeto de lei precisa passar por audiência pública. Ainda não há data para que que os PLC 24, 31 e 40 figurem na pauta de votação.
         No Vila Nova, a estação está projetada para ser construída em terreno com 10 mil metros quadrados localizado na Rodovia do Arroz. No ano de 2010, a Associação de Moradores do Alto da Rua XV realizou audiência com a presença de técnicos da Companhia Águas de Joinville e da empresa CR, que executa os trabalhos de implantação do sistema de esgoto no bairro, para saber mais detalhes a respeito da obra. Naquela oportunidade, os técnicos já asseguraram que a estação a ser implantada no Vila Nova não traria qualquer tipo de dano ao meio ambiente e aos moradores da região. (Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville)

Nenhum comentário: