quinta-feira, 16 de junho de 2011

Início do Binário do Vila Nova

Este blogueiro participou de reunião na sede do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) para tratar dos preparativos para a obra do binário do Vila Nova. De acordo com os representantes do Estado, a ordem de serviço para iniciar os trabalhos depende de uma documentação exigida pelo Tesouro Nacional e que os órgãos estaduais estariam ainda providenciando. A expectativa dos técnicos é de que tudo esteja liberado até o final do mês de junho. Uma das novidades é que as duas pontes previstas para o trajeto do binário não foram licitadas junto com a rodovia. Serão incluídas em licitação separada, a ser realizada pelo Estado. A empresa vencedora da licitação para fazer o Binário é a Infrasul e, segundo o engenheiro Hamilton, que vai coordenar os trabalhos, o prazo estipulado na licitação é de seis meses. Porém, como no período entre setembro e março ocorre muitas chuvas na cidade, a previsão é de que a obra se arraste por pelo menos 12 meses.
Em relação às desapropriações necessárias para a passagem da via, de um total de 18 imóveis atingidos, três processos continuam aguardando parecer judicial para liberação dos terrenos. Segundo a equipe de engenharia do Deinfra, são casos que não impedem o início das obras, pois há três frentes de trabalho que já se encontram liberadas.
Uma equipe da Companhia Águas de Joinville também participou da reunião. A empresa vai executar no mesmo traçado do binário a instalação da adutora de água do Piraí, que inicia na estação localizada na Estrada Piraí e vai cortar todo o perímetro do bairro.
O projeto do Binário inicia na Rodovia do Arroz, continua no prolongamento da Rua São Firmino, e depois encaixa com a Rua Leopoldo Beninca. A saída, na Rua XV de Novembro, será na rua localizada ao lado do antigo galpão da Madol. Daquele trecho em diante, até o viaduto, a Rua XV de Novembro será alargada e terá quatro pistas.

4 comentários:

Ribeiro disse...

Boa tarde,

É chegada a hora de a população do vila nova através das associações de moradores, jornal noticias da vila e outros meios de comunicação acompanharem de perto essa quetão...moro na Rudolf Baumer e como a maioria dos moradores da vila já estou sem paciência por entraves buroráticos e politiqueiros que pra variar só prometem......

Tarciso Jannig disse...

Com o alargada para quatro pistas no final do Binário, esperamos que a favela criada por invasores, tenha um fim.
O nosso bairro não merece esse cartão postal.

luciane araujo disse...

Será que desta vez sai? Já não é sem tempo. Nossa rua xv está toda esburacada mal pintada,acostamentos precários,muito movimentada não suportando a demanda de veículos.

elpidiozim disse...

Parece que é só por greves e paralisações de ruas que se consegue as melhorias? Se for assim compartilho com a ideia de que a população precisa se movimentar nesse sentido. Todas as associações de moradores do Vila Nova devem discutir este assunto já na próxima reunião de cada uma delas e em conjunto marcar uma data para início das obras, porque chega de politicagem.