terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Festa da Banana em março

A partir deste ano, Joinville passa a ter mais uma festa em seu calendário oficial. Trata-se da 1ª Festa da Banana, que acontecerá no dia 19 de março, na comunidade católica Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Blumenau, bairro Vila Nova.

O lançamento da festa aconteceu neste mês de fevereiro, nas dependências da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho. O evento atenderá a um público de 250 pessoas no jantar à base de banana, com toque tradicional e contemporâneo, ao custo de R$ 15,00 por pessoa, com venda antecipada. Após o jantar, haverá o baile com animação de Sandro e Wilson por R$ 8,00 por pessoa.

A festa está sendo promovida pelo Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural "Mulheres Unidas da Estrada Blumenau", com patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville. Conta, ainda, com o apoio da Asbanville - Associação dos Bananicultores de Joinville, Fundação 25 de Julho, Promotur e da cozinha experimental gastronômica da Univille na elaboração dos pratos típicos à base de banana.

Um dia antes da Festa da Banana, 18 de março, a Associação dos Bananicultores de Joinville, com o apoio da Fundação 25 de Julho, o Grupo "Mulheres Unidas" e a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) organizam o 1º Seminário Municipal da Banana. O seminário será das 13h30 às 17 horas, no galpão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no km 18 da Estrada Blumenau, bairro Vila Nova.

Segundo Rivelino Simas, presidente da Fundação 25 de Julho, a idéia é promover a bananicultura e agregar valor proporcionando a valorização da comunidade e também criar alternativa para que a fruta seja servida na merenda escolar do município.

Atualmente, 87 produtores se beneficiam com o plantio de 1 milhão e 280 mil pés de bananas em uma área de 800 hectares. A produção anual é de 1 milhão de caixas, num total de 22 mil toneladas. Em dezembro, o jornal Notícias da Vila publicou reportagem sobre a festa. Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville.

Nenhum comentário: