domingo, 27 de fevereiro de 2011

Barragem


Os moradores do Loteamento Jardim Cristofolini reclamam que entre os motivos dos alagamentos ocorridos no início deste ano é o assoreamento do Rio Arataca, que corta a Rodovia do Arroz. Caminhando uns 200 metros rio abaixo, encontra-se outro ponto de estrangulamento. Uma ponte feita com tubos de 40 cm (foto) acaba transformando o local em uma barragem, que represa todo o fluxo das águas. Na foto, é possível perceber que a água nesse ponto já transbordou (há restos de capim no cano de água que passa à direita da ponte). Segundo os moradores, não é preciso ter muito conhecimento para perceber que nesse local é necessário que se faça uma ponte mais alta, que dê vazão às águas.

Um comentário:

Zabot disse...

Caro Adilson

A rodovia do arroz, obra muito reinvindicada, infelizmente, em alguns trechos aparece como uma barragem (do Cristo ao Piraí, por exemplo). Grandes obras, como as ferrovias, previam esse tipo de situação. Recorriam a dados de chuvas alongados, mais de 100 anos.
Não é o que acontece hoje em dia em muitas obras. Que se pronunciem os engenheiros... E mais, como disse alguém, que se leve em conta o conhecimento dos moradores, os mais antigos.

Onévio Zabot