segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Balanço das chuvas no Vila Nova


A infraestrutura do bairro Vila Nova foi uma das mais atingidas pelas chuvas neste ano, em Joinville. Danos contabilizados já ultrapassam os R$ 2,3 milhões. Desde o dia 1º de janeiro até a manhã desta segunda-feira dados da estação meteorológica instalada no pátio da secretaria regional da Vila Nova registraram a marca de 1.038 mm de chuva.

Este volume é o esperado para seis meses, mas que se acumulou em menos de 45 dias. É um recorde que está deixando as autoridades municipais preocupadas, pois tanta precipitação está danificando toda a infraestrutura viária do bairro, especialmente nas áreas rurais.

Segundo levantamento atualizado na semana passada pela equipe da Secretaria Regional da Vila Nova, somente na área rural já foram detectados cerca de 100 pontos de desmoronamentos de morros e encostas, perto de 120 km de estradas foram danificadas (70 km na área rural e 50 km na área urbana), além de nove pontes totalmente comprometidas e que precisam ser reconstruídas.

— Todo o trabalho que fizemos durante 2010 foi praticamente destruído em menos de um mês pela força das águas — lamentou o secretário regional da Vila Nova, Fabiano Lopes.

Para dificultar a situação, a chuva não dá trégua.

Chuva não para e deixa 12 famílias isoladas

Na madrugada desta segunda-feira , voltou a chover forte e foram registrados 49mm de chuva no bairro Vila Nova, ampliando os estragos e deixando famílias isoladas. Duas passagens que foram construídas há menos de 10 dias (nas Estradas Salto 1 e Salto 2) foram novamente destruídas e estão sendo refeitas.

Na Estrada do Dedo Grosso, cerca de 12 famílias ainda estão isoladas, pois a água das arrozeiras transbordou, colocando cerca de 60 cm de lâmina d'água sobre um extensão de 100m da estrada, tornando-a intransitável.

Para piorar a situação, a cabeceira da ponte de madeira usada pelos moradores cedeu, impossibilitando a passagem de duas linhas de ônibus. Ainda na manhã desta segunda-feira, por volta das 10h30, na Estrada do Salto 2, vários trechos ainda estavam alagados com cerca de 20 cm de água sobre a estrada.

Duas escavadeiras hidráulicas cedidas pela Defesa Civil continuam trabalhando no bairro para melhorar a situação e liberar pontos de desmoronamentos que invadiram estradas.

— Estamos priorizando pontos críticos e áreas emergenciais, principalmente construindo passagens provisórias nas áreas rurais, até que consigamos recursos para construir novas pontes. A foto acima é da enchente na Estrada Dedo Grosso, zona rural do Vila Nova.
Fonte: Jornal A Notícia

Nenhum comentário: