terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ata da reunião no Palmeiras

Abaixo, para acompanhamento e cobrança dos moradores, registramos a íntegra da ata de reunião realizada no Palmeiras, sobre os alagamentos:

Pauta:Apresentação de projetos e soluções para os constantes alagamentos que os moradores do Loteamento Jardim Cristofolini vem enfrentando.
Considerações, Discussões e Decisões

O Sr.Fabiano Lopes de Souza - Secretário Regional do Vila Nova, abriu a reunião colocando a atual situação do Bairro Vila Nova, informando que a maior preocupação da secretaria no momento é reconstruir ou melhorar o acesso da área rural onde encontram-se 09 pontes danificadas e sem acesso.

O secretário citou também que vai enviar um estudo de drenagem da região ao Deinfra, além de projetos de construção de galerias com 2,60 metros de largura por 2,00 de altura, ajudando o escoamento da água.

Através de estudos feitos durante a ultima semana antes desta reunião, os técnicos constataram que o escoamento das águas do loteamento passam atualmente por tubulações de 1metro, e que as mesmas não comportam o volume de água e ocasiona todo este transtorno.

A Secretaria Regional do Vila Nova, agendou uma reunião com o Seinfra para o dia 03/02/11 para verificar todo o escoamento das águas da região e também vão analisar o processo de drenagem da região e começar a sondagem do problema.

O Secretario informou também, que além da galeria será necessário um conjunto de drenagem na região.

O representante do Deinfra pediu aos moradores a abertura de um processo para agilizar o inicio das obras, já que não se consegue passar pela burocracia.

Solicitou que no processo contenha abaixo assinado de todos os moradores do Loteamento Jardim Cristofolini e o maior numero possível de fotos do local nos dias do alagamento; anexar também ao processo os projetos da Secretaria Regional, bem como os projetos do Deinfra, para as obras de melhoria do local.

Após levantado toda a documentação necessária, a Associação de Moradores, sob a responsabilidade da sua Presidente Senhora Yoshiko Devegilli, entregará o processo ao Sr. Fabiano Lopes de Souza - Secretário Regional, que protocolará e enviará ao Presidente do Deinfra.

O representante do Estado comentou que a proposta do Deinfra é analisar onde será o local da galeria, e se for necessário indenização de locais para as obras, será feito.

Após os comentários das autoridades presentes, a palavra foi aberta aos moradores e o primeiro a falar foi o Sr. Alceu Poffo, empresário local, que comentou que acompanhou de perto as obras da rodovia e também tem sua preocupação com a região e foi depois que começaram a fazer o aterro para a construção do condomínio, que a situação piorou ainda mais.

Suas sugestões foram para limpar, dragar e acertar o curso do rio Arataca, o principal da região, para que o mesmo desemboque no rio Mutucas, fazendo o acompanhamento deste rio em 45 graus e por fim, as galerias para resolver a saída da água.

O Senhor Franscisco Zermiani se manifestou também, solicitando ao Seinfra uma verificação na tubulação de esgoto e drenagem do condomínio em construção próximo ao loteamento.
Com isso, o engenheiro Paulo Frank do Seinfra colocou que tem poder de polícia para notificar e vai começar pelo condomínio que está sendo construído na região.

O Padre Osmar Oliveira da Comunidade Vila Nova se manifestou pedindo urgência e prioridades, pois os moradores não podem sofrer com erros e a falta de estrutura que vem se formando na região. Caso fosse necessário, solicitou ao secretário que pedisse ajuda a outras secretarias da cidade que não sofreram com os alagamentos, mas é necessário tomar providências urgente.

Após vários outros comentários e pedidos de providências, ficou decidido que a comunidade aguardará uma posição e estudos por parte da Secretaria Regional do Vila Nova por mais 15 (quinze) dias; decisão esta que gerou uma grande discussão, já que na manifestação ocorrida no dia 24/01/11, os moradores já haviam dado um prazo de 15 dias.

Para não gerar mais polêmicas e já que o objetivo é resolver os problemas, a Associação de Moradores assumiu a responsabilidade de receber as propostas da Secretaria Regional e do Deinfra na reunião conjunta das Associações, marcada para o dia 15/2/2011, no galpão da igreja católica da Rua Joaquim Girardi.

Andréia Machado/CPF: 821.702.669-68.
Rua: Magdalena Tagliaferro, 36 – Loteamento Jardim Cristofolini

Um comentário:

Gui10 disse...

A Documentação solicitada já foi encaminhada pela AMARXV ao DEINFRA na quinta-feira(6/2),com cópia para o Secretário Sr. Fabiano.Também foi aberto protocolo nr.68265 junto ao Gabinete do PREFEITO.