quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Turismo de bicicleta no Piraí

O lançamento oficial será apenas em fevereiro, mas já é possível viajar de bicicleta pelo "Circuito de Cicloturismo da Região do Piraí". As 25 placas de sinalização do circuito já estão instaladas e os cicloturistas poderão apreciar, no percurso de 39 quilômetros, uma região rica em mata atlântica, rios, cascatas, arrozais e conhecer as propriedades que remetem à história da imigração em Joinville.
Para os experientes na atividade, o circuito é considerado curto. Há pontos de descanso ao longo do trajeto; portanto, não é preciso ser atleta para percorrer o local. O roteiro foi pensado e elaborado em 2010, e foram realizadas inúmeras visitas a campo, de carro e de bicicleta. "Este será o primeiro roteiro organizado de cicloturismo em Joinville. A proposta é para que se amplie para as demais regiões do município", disse Vinicius Boneli Vieira, coordenador de turismo em áreas naturais.
Outro objetivo é desenvolver uma atividade turística na região aliada à conservação e preservação ambiental, por estar inserida na APA Dona Francisca. "Estamos investindo em ações que proporcionem um fluxo de turistas conscientes, que usufruam os serviços oferecidos na região e fomentem o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade", afirma Vanessa Venzke Falk, gerente de planejamento da Fundação Turística de Joinville.

A realização deste circuito é resultado da parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que investiu R$ 8 mil na sinalização, e a Fundação Turística de Joinville (Promotur), idealizadora da proposta. Também conta com o apoio do Movimento Pedala Joinville, da Associação do Turismo Eco-rural, proprietários rurais, além de agências e operadoras de turismo.

Quem tiver interesse em conhecer o circuito pode obter mais informações na Fundação Turística (47 3453-2663) ou pelo 0800 643 5015. (Fonte: www.joinville.sc.gov.br)

Nenhum comentário: