terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Borrachudo

É grande a reclamação de moradores da região rural doVila Nova por causa da falta de controle do borrachudo. De acordo com alguns proprietários e produtores rurais, o controle vinha sendo realizado até meados do ano passado, quando foi paralisado por falta dos inseticidas utilizados pela Fundação 25 de Julho. Segundo nota divulgada pela Fundema, há previsão de compra dos insumos e a licitação está prevista para ser lançada dia 12 de janeiro. Segundo a nota, a novidade é a contratação também da mão-de-obra para aplicação do veneno, tarefa que até então era realizada por técnicos da Fundação 25 de Julho.

3 comentários:

Tarciso Jannig disse...

Obrigado Adilson por divulgar essa metéria. Esperamos que a licitação aconteca imediatamente e o controle retomado ainda em Janeiro.
Infelizmente, esse é só mais um dos tantos problemas de gestão na Fundação 25 de Julho.

Zabot disse...

Caro Adilson

O controle do borrachudo desde 1997 é assunto superado. Basta ler a obra À SOMBRA DA ESPLÊNDIDA CORDILHEIRA, de Arinor Vogelsanger, para entender os passos dados.
Trata-se de controle que não pode ser conduzido de forma amadora. Dada sua gravidade, exige operação de guerra. Se não combatido, não há como morar no interior de Joinville e, muito menos, de falar-se em turismo rural.
Diferente do maruin, cujo controle desconhecemos, o borrachudo, seguindo os critérios técnicos de combate, é perfeitmaente controlável.
Mãos à obra, portanto.

Onévio Antonio Zabot

Unknown disse...

Já tínhamos o controle do borrachudo. Portanto, deve ser levado a sério como diz o sr Zabot. De quem é a responsabilidade do controle? E por quê não o está fazendo conforme as especificações? Talvez seja porque o borrachudo não mata como a Dengue, apenas incomoda. Acontece que desencadeia uma série de infecções cutâneas na maioria das pessoas, que sofrem ataque desse inseto. Não falo dos turistas e sim dos nossos agricultores.
Elpidio Zimmermann